Dia do Estudante: Seduc realiza ações e garante ferramentas para ampliar o aprendizado


O propósito da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) é garantir aos estudantes o acesso ao ensino, mas além disso apoiar seus projetos de vida. No dia dedicado a eles, 11 de agosto, a rede de educação do estado comemora os avanços e as ações desenvolvidas ao longo do último ano para amenizar os efeitos da pandemia como a distribuição de chips de dados, a expansão do ensino pelo Canal Educação, momentos de diálogo, busca ativa, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), apoio psicológico e, em breve, o início da distribuição de tablets.


Em todas as instâncias do ensino - fundamental, médio e superior - a secretaria tem atuado e apoiado para suprir a necessidade e a garantia de educação de qualidade aos estudantes piauienses. Ações de busca ativa escolar têm sido intensificadas pelas equipes de educadores para resgatar os estudantes que tenham desistido dos estudos durante o isolamento social. Escolas têm garantido a volta de 100% dos alunos para o chão da escola ou através do modelo híbrido.


Entre as ações mais notórias pode-se citar o ingresso ao ensino superior através de revisões para o ENEM com o auxílio da tecnologia. Somente de março 2020 a abril de 2021 o Canal educação teve mais de 8 milhões de acessos, na plataforma virtual e no Youtube. 
 
"Intensificamos o acesso à tecnologia para os estudantes em todo o estado. No Canal Educação temos números grandiosos em que já atingimos os 224 municípios, em 382 escolas, com 4.129 turmas e mais de 34 mil estudantes da rede estadual, além de estudantes de outros estados que acompanham as aulas", disse o secretário da Educação, Ellen Gera.  



Ações com o objetivo de contribuir com a saúde física e mental de estudantes e seus familiares, professores, gestores e demais profissionais da rede durante esse período de isolamento social, também são desenvolvidas. O projeto Estudar Pode Ser Leve é uma dessas ações e, através de lives no Canal Educação, leva informação e acompanhamento dos alunos nesse longo período afastado do chão da escola.


Ainda no início do ano letivo de 2021, a Seduc distribuiu 180 mil chips para estudantes matriculados na rede e a próxima meta é começar a distribuir novos equipamentos tecnológicos aos estudantes com um investimento da 3ª série do ensino médio e VII Etapa EJA para auxiliar neste momento de aulas híbridas.


"Avançamos muito na percepção e experimentação de que podemos ensinar e aprender de forma muito mais flexível, personalizada, humanizada e colaborativa, combinando e integrando diversos espaços, tempos, metodologias e maneiras de avaliar. A data torna-se mais especial, porque conseguimos dar um passo importante, que é a retomada gradativa dos nossos estudantes ao chão das nossas escolas", disse Maria José Mendes Neta, Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA).