Mostra de Robótica encerra qualificação dos professores da rede pública

Com o ensino de Robótica nas escolas, os professores inserem os alunos em novas tecnologias e tentam tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. Buscando ampliar este objetivo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem promovendo a qualificação dos professores interessados nesta nova metodologia de ensino a ser aplicada nas suas aulas.

A formação de uma turma de professores da rede pública de ensino foi concluída, neste sábado (7), na Mostra do curso Introdução à Robótica com Arduíno (Módulo 1). 


A Mostra, realizada no auditório do Centro de Formação do Servidor Antonino Freire (CEFAF), permitiu aos professores apresentarem seus projetos com a prototipagem com arduíno em funcionamento. 

O coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc, professor Alberto Machado, esteve no auditório conhecendo os projetos de robótica dos professores. Ele destaca que o incentivo à qualificação vem de encontro à política educacional de incentivo ao aluno protagonista, principalmente, no modelo de tempo integral.

"Enquanto gestor que acompanha o trabalho da Seduc, já vislumbramos os projetos de ensino da robótica dentro das escolas para ir de encontro ao anseio dos estudantes e colocar nossas escolas em patamar nacional. Nas escolas de tempo integral, a robótica educacional já é importante pelo tempo a mais de trabalho, pelas disciplinas eletivas que temos e por perceber a afinidade de muitos professores no ensino da robótica. Além de otimizar a aprendizagem com conteúdo inovador, temos o ganho do estudante ser atraído para o espaço escolar", pontuou.


Ofertado aos professores de Teresina e cidades do interior, eles tiveram que dominar o Arduino, uma técnica de robótica que utiliza placa de prototipagem eletrônica de código aberto e ferramentas adaptáveis e de baixo custo para a criação de projetos interativos.


Ao desenvolverem seus projetos, os professores não pouparam criatividade ao desenvolver modelos de robôs humanóides, o funcionamento de placas de semáforos, carros com controle remoto e até dispensadores de álcool em gel por sensor de aproximação, entre outros. Além do conteúdo prático, os professores demonstraram o conhecimento teórico para conceber cada projeto.


O professor Alberto destacou, ainda, que na implantação do Novo Ensino Médio, os estudantes serão apresentados a novos modelos de competências e habilidades que correspondam às demandas atuais.

"Com o novo ensino médio teremos mais tempo de escola e o processo de escuta irá ser ampliado nas escolas. A nova oferta do ensino vem buscando estes formatos, como a robótica educacional, dentro do ensino de tempo integral por estimular o protagonismo juvenil e o projeto de vida. Assim, com estes incentivos ofertados pela Seduc, a qualificação vai de encontro à implantação do Novo Ensino Médio", finalizou.

Para conhecer mais os cursos de robótica educacional do CEFAF e Seduc visite a página https://piauirobotica.wordpress.com/