Professores atuam para motivar o retorno dos estudantes ao Chão da Escola


O Programa de Reforço de Aprendizagem - Juntos para Avançar, visa garantir o reforço na aprendizagem de alunos da Rede Estadual de Ensino Público. O Programa dá as diretrizes para a finalização do ano letivo de 2020 e reordenação do ano levo de 2021, em decorrência da Pandemia de Covid-19.


Durante a semana pedagógica da Unidade Escolar Deputado Joaquim Gomes Calado, a escola consolidou  os dados da ação "A gente não escolhe, a gente acolhe", para inserir os estudantes nas fases I e II do Programa Reforço de Aprendizagem - Juntos para Avançar.



Lourdes  Gomes, Elaine Maria Cunha e Karlane Bispo, diretora, coordenadora e secretária da escola, respectivamente, sugeriram aos professores para que atuassem como tutores de cada turma, ficando responsáveis pela motivação dos alunos, criação de oportunidades de aprendizagem e busca ativa. "Desta forma, todos os professores estão participando, ajudando os nossos alunos a superarem os fatores que estão dificultando a aprendizagem, insucessos, ausência de motivação, questões familiares no contexto escolar e, ainda, gerenciam o agir e envolvimento dos alunos, inclusive nas atividades pedagógicas, letramento digital, leitura e interpretação de texto", explica Lourdes Gomes.


Para a gestora, este é um desafio para os profissionais, já que deverão buscar, acolher e preparar alunos e familiares para retorno presencial de maneira segura. A escola deverá retomar suas atividades presenciais  a partir da terceira semana de agosto. 



Flavio Veras, professor de História, atua como tutor da 2ª Serie do Ensino Médio da escola. "Sugeri como suporte motivacional humanizado escrever uma carta coletiva para os alunos ausentes  e postar nos correios, além de visita domiciliar de grupo de professores",  disse.


Para Lourdes Gomes, o retorno das aulas presenciais é fundamental. "A volta ao chão da escola faz-se necessária e urgente para diminuir a vulnerabilidade  na qual as crianças e adolescentes estão expostas", afirma.