Educação financeira nas escolas públicas: Seduc adere Programa Aprender Valor

Pensando em estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí aderiu ao Programa Aprender Valor. 

Por meio de temas e conteúdos que estimulam alunos e docentes a alcançarem a cidadania financeira, o programa ensinará crianças e jovens a aprender a usar o dinheiro de forma mais consciente e terão a oportunidade de planejar um futuro mais estável.

No Piauí, a responsável pela articulação e orientação do Programa Aprender Valor é a Professora Elizângela Duarte, Gerente da Gerência de Inclusão e Diversidade da Seduc. "O Programa levará a educação financeira a milhares de escolas públicas de ensino fundamental do país, auxiliando no desenvolvimento integral dos estudantes e na formação dos professores interessados em ministrar o conteúdo Educação Financeira", explica.


Nesta sexta-feira, dia 6, às 15h, será realizado um evento para marcar o lançamento das formações de gestores e professores do Programa. Será um momento para conhecer o que especialistas têm a dizer sobre o poder transformador da Educação Financeira. Clique aqui para ter acesso à página do evento virtual.

No Programa, a Educação Financeira se efetiva nas escolas de Ensino Fundamental por meio de projetos escolares que integram Educação Financeira a diferentes componentes curriculares. Esses projetos trazem sequências didáticas com atividades capazes de articular habilidades relacionadas ao planejamento do uso dos recursos, à poupança ativa e ao uso responsável do crédito com conteúdos e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo transversal e integrado.

A inserção da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nos currículos escolares, como proposta pela BNCC, auxilia a inserção crítica e consciente de crianças e adolescentes no mundo atual, contribuindo para a constituição da cidadania. Além disso, aproxima o aprendizado escolar da vida prática, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.