Estado do Piauí é referência para Ministério da Educação com a mediação tecnológica


Em uma reunião on-line na manhã desta quinta-feira, 5, entre a Secretaria de Educação Básica e responsáveis pela área de licitações do Ministério da Educação (MEC), a direção da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica (Uemtec) e a Superintendência de Ensino Superior (Supes), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi apresentada a estrutura presente no estado do Piauí que servirá de modelo para que o Governo Federal implemente o ensino híbrido com a aquisição de kits para as escolas públicas de todo o país. 


De acordo com a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, o Piauí é o maior estado em estrutura educacional tecnológica. "A reunião foi para apresentar a toda a equipe do MEC a nossa experiência da mediação tecnológica e para que eles possam organizar toda uma estrutura de uma implementação de kits para sala de aulas e estúdios para as secretarias estaduais de educação de todo o país", explicou. 


O estado se prepara para o novo momento do Ensino Médio e, a partir do Centro de Mídias, que será implantado, ampliará o acesso da educação de qualidade e mediada por tecnologia. "Do começo da pandemia até hoje já tivemos quase 6 milhões de acessos na nossa plataforma de aulas. Lá foram postadas, até o dia 4 de agosto, 17.667 aulas. Isso mostra o poder que a ação tem e isso tem se refletido no acesso desse estudante não somente às aulas, mas aulas de qualidade e interativas", explicou Viviane. 


CANAL EDUCAÇÂO 

O objetivo é levar educação às mais longínquas comunidades, aliando ensino e tecnologia. O acesso se dá pelo endereço eletrônico www.canaleducacao.tv, além de aulas ao vivo pelo YouTube, Facebook e Canal 2.1, na TV Antares. No site é possível acompanhar o que acontece dentro e fora de sala de aula, com conteúdo didático e informativo.

A ação atinge os 224 municípios, em 382 escolas, com 4.129 turmas e mais de 34 mil estudantes da rede estadual, além de estudantes de outros estados que acompanham as aulas. A Seduc também tem promovido a constante capacitação dos professores da rede de ensino para levar informações sobre a mediação tecnológica e aproximar ainda mais a temática, leis e oferta deste tipo de ensino.  

O canal possui: 

AULAS AO VIVO: para acessar as aulas em tempo real, basta clicar em Aulas Ao Vivo (https://www.canaleducacao.tv/aulas-ao-vivo), depois escolha a oferta e a série. O link será direcionado para o YouTube. 

AULAS GRAVADAS: A aula gravada ficará disponível na plataforma até 48 horas depois da aula ao vivo. Para acessar, clique em ACESSO AULAS, depois escolha a oferta, a série e, por último, a disciplina. A aba disponibilizará o vídeo da aula e os slides. 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: a plataforma do Canal Educação também disponibiliza as atividades complementares ofertadas pelos professores. Basta acessar ACESSO AULAS, depois escolha a oferta e, por fim, a aba das atividades.