Professores serão mediadores no Novo Ensino Médio

Com a implementação do novo currículo do Ensino Médio (EM), os educadores ganham um papel de destaque no processo de ensino e aprendizagem. Em superação à educação tradicional que os coloca na posição de profissionais detentores e simples transmissores do conhecimento, eles se tornam protagonistas na mediação e construção do saber. A ressignificação da profissão faz parte do novo momento da educação em que o acesso às informações acontece por meio de inúmeras ferramentas tecnológicas virtuais e não virtuais.  




A denominação desse(a) novo(a) professor(a) ganha vertentes de mentoria para auxiliar os estudantes a descobrirem as possibilidades que irão nortear as suas escolhas para o mundo do trabalho e para seus projetos de vida. "O Novo Ensino Médio terá esse efeito positivador na vida dos jovens e esse efeito vem por meio do professor, que é um facilitador na busca de aprendizagens significativas que vão agregar à sua formação uma visão ampla de vida. O poder de decisão é do estudante, devido à autonomia da própria aprendizagem, mas é preciso ter um mentor e o professor desempenhará esse papel", explica a coordenadora de etapa do ProBNCC do Ensino Médio, Elenice Nery.  

Com uma Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, os três anos de Ensino Médio terão uma carga horária total de 3 mil horas, que será administrada com atividades dentro e fora da escola, mas sempre acompanhada por um educador. "Nós vamos mudar não só as formas de aprender, mas, também, as formas de ensinar que já vêm se transformando ao logo dos últimos anos. Concomitantemente, a mudança estará acontecendo na formação dos futuros professores, dentro das universidades", explicou Elenice.  

A SEDUC vem acompanhando essas transformações e a implementação tem um cronograma de formações com todos os profissionais da Educação. Esse processo foi iniciado com os setores da SEDUC/Sede, posteriormente com os gestores das Gerências Regionais de Ensino (GRE) e chegarão aos professores de toda a rede. "Temos a garantia de informação e formação para os professores. Temos uma geração de educadores mista que é composta de profissionais com muita experiência e uma geração que iniciou agora, mas vive esse momento de transição com a presença cada vez maior de ferramentas tecnológicas em sala de aula, na era da cultura digital", explicou Elenice.  

A proposta é promover formações continuadas ao longo dos próximos meses e dar as condições necessárias para os educadores desenvolverem suas competências e habilidades para estarem cada vez mais próximos dos estudantes, além de refletirem sobre seu novo papel nas formas de construir o conhecimento junto com o aluno, enquanto sujeitos protagonistas no processo educativo.