1ª GRE realiza ajustes para retorno das aulas presenciais

Na manhã desta sexta-feira, 23 de julho, representantes da Unidade de Gestão e Inspeção (UGIE), participaram de reunião on-line com a equipe da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE). O encontro aconteceu com o objetivo de apresentar o Monitoramento em Foco durante o mês de julho nas escolas jurisdicionadas à 1ª GRE e auxiliar as unidades para o retorno das aulas no formato híbrido no segundo semestre de 2021.

O Monitoramento em Foco é uma ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) onde as escolas são avaliadas quanto às adequações referentes aos protocolos sanitários, visando um retorno seguro ao chão da escola.

As atividades iniciaram com a diretora da UGIE, Ana Rejane, comentando um balanço geral da situação de cada escola da 1ª GRE. "Estamos averiguando e validando minuciosamente o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, conforme determinado nos protocolos específicos para a educação, e também quanto ao plano de aplicação dos recursos recebidos. Nossa intenção é oferecer total segurança aos nossos alunos que irão optar pelo retorno presencial", afirma

Dentre as escolas que ficaram em destaque após o monitoramento para o retorno presencial, previsto para o dia 09 de agosto, estão o CETI Polivalente Lima Rebelo, CETI Deputado Pinheiro Machado, Unidade Escolar Maricas Limas, Unidade Escolar Luzia Seixas Oliveira Aquino, CETI Lima Rebelo, Unidade Escolar José Bason, Unidade Escolar Pedro Mariano de Freitas e Unidade Escolar Zezita Sampaio.

Para Roberto Fernandes, diretor do Polivalente Lima Rebelo, o apoio da Seduc e 1ª GRE tem sido importante para esse retorno. "Estamos preparando a escola para que nossos alunos se sintam totalmente seguros e acolhidos. Seguimos à risca todas as orientações repassadas para melhor atendê-los e até dia 09 a escola vai estar totalmente adequada. Temos hoje 245 alunos matriculados no sistema de ensino de tempo integral. Fizemos um questionário on-line aos pais e lá colocamos a opção de quem gostaria de ter seu filho retornando à escola, deste total, 105 alunos irão retornar presencialmente, os outros 140 permanecerão de forma on-line", relata o professor ansioso pelo retorno.

De acordo com a gerente da 1ª GRE, Safira Santos, as famílias poderão optar pelo formato híbrido em que as aulas presenciais serão ofertadas em paralelo à modalidade on-line. "Os pais irão ter a opção de se sentir à vontade para mandar o aluno, ou não, e caso o pai opte por continuar com o aluno em casa continuaremos com as atividades não presenciais e roteiros de estudos", declara Safira.

A gerente afirmou que a partir do dia 09 de agosto será observado cada situação. "Nosso pilar é a segurança dos alunos e profissionais", afirma a gerente da 1ª Gre.

Protocolo de segurança

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, as escolas e famílias deverão seguir o protocolo de retomada das atividades presenciais.

O protocolo prevê uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as carteiras de 1,5 metro, horários alternados de intervalo, uso de álcool em gel, tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, aferição de temperatura, ocupação máxima de 50% da capacidade, entre outros.

Para garantir os limites dentro das salas de aula, os estudantes serão divididos em grupos. Em caso positivo de covid-19, o grupo será colocado em isolamento e deverá acompanhar as aulas de forma remota.