Redação Nota Mil orienta estudantes a atingir nota máxima no Enem

Alcançar a nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) representa um passo significativo no acesso ao Ensino Superior. Pensando em ampliar este acesso a todos os estudantes da rede estadual de ensino,  a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou nesta sexta-feira (16) o projeto Redação Nota 1000 (MIL), que tem objetivo de ampliar as possibilidades para que os estudantes da rede estadual possam alcançar a nota mil na redação do Enem.

A primeira oficina ocorrerá nesta sexta-feira, 16 de julho de 2021, no horário das 14 horas, com transmissão do Canal Educação, tendo como público-alvo os professores de Redação da 3ª série.

Acompanhe a oficina aqui: https://youtu.be/Zvabk3ZXktg

A diretora da Mediação Técnica e Canal Educação da Seduc, Viviane Carvalhedo, destaca que a estratégia de aprimoramento das redações está focado na otimização de ensino e visa o melhor desempenho dos alunos da 3ª série do Ensino Médio na elaboração de textos.

"Tivemos o ano de 2020 atípico, mas no Piauí, apesar da alta taxa de abstenção,  muitos estudantes da rede pública estadual conseguiram notas acima de 920 pontos e notas técnicas nota mil. Para avançar neste item lançamos, por meio do Programa Pré-Enem Seduc, mais uma estratégia de inclusão universitária para que possamos ter uma redação de excelência, este é o novo projeto Redação Nota Mil. O trabalho será desempenhado em frentes de trabalho para a orientação de professores e alunos no exercício e prática das redações e com novidade, que é trazer um escritor renomado para auxiliar nossos estudantes no processo de escrita, que é fundamental", disse Viviane Carvalhedo.

No chat da transmissão, Valdirane Araujo, professora, comemorou o início do projeto. "Parabéns pela iniciativa! com certeza esse projeto irá agregar muito nas produções de redações dos nossos alunos", enquanto a estudante, Ingred Reis, do município de Alvorada do Gurguéia, mostrou-se ansiosa para particionar das oficinas. "Ótima iniciativa e já quero participar. Vou fazer meu primeiro Enem e acho importante ter esse apoio", comentou.

A equipe de professores do Pré-Enem Seduc ganha o reforço do professor Newton Neto e do escritor Nathan Sousa. O professor Washington Soares mediou a conversa com os professores que responderam dúvidas quanto à execução, e que contou com a participação de professores das 12ª, 19ª, e 21ª Gerências Regionais de Educação.

"Este é um projeto que veio a se somar a outros para melhorar a escrita dos estudantes da rede pública. Já temos as aulas de redação dentro do Pré-Enem Live, no Pré-Enem na Estrada, nas Salas de Aula On-line, e com este novo projeto colocamos como uma nova meta a ser alcançada. Tivemos muitas conquistas com os alunos sendo aprovados em todos os cursos e agora temos esse objetivo, que é cravar a nota mil. Tivemos alunos com 980 pontos na redação, então observamos que estamos bem próximo e está faltando pouco para alcançar este objetivo e acredito que neste ano conseguiremos", declarou o coordenador do Pré-Enem Seduc, Wellington Soares.

O projeto tem entre as frentes de atuação a qualificação de professores de língua portuguesa, principalmente os que trabalham a redação, que serão qualificados por meio de oficinas, e seguirá os próximos meses com mais intervenções. Paralelamente será trabalhada outra frente mais próxima aos alunos somadas às outras estratégias implementadas pelo Pré-Enem Seduc.

A terceira frente consistirá na produção de redações distribuídas semanalmente, escritas nos mais variados temas, e que estarão à disposição dos professores e alunos. Este método está voltado a exemplificar a redação nota mil no melhor entendimento dos critérios, das habilidades e eixos temáticos cobrados pelo Enem.

O Redação Nota Mil ganha o reforço do escritor piauiense premiado Nathan Souza, que participará do processo de escrita criativa dos estudantes.

O escritor ficcionista, ensaísta, poeta, letrista e dramaturgo Nathan Sousa é natural de Teresina, venceu por 04 vezes os prêmios da União Brasileira de Escritores, foi finalista do Prêmio Jabuti 2015 e do I Prémio Internacional de Poesia António Salvado.

"É um prazer estar aqui e partilhar desta jornada de escrita com professores e estudantes para transformar o texto não somente na redação nota mil, como também transformar em prazer da escrita. Vamos trabalhar com os professores orientando do ponto de vista linguístico e literário para que os professores repassem métodos diversos aos alunos. Paralelamente iremos trabalhar com os estudantes nas diversas tecnologias, na feitura das redações, ou seja, o aluno terá uma orientação constante no processo de escrita criativa", declarou Nathan Sousa.