Seduc realiza SMAR - N3 e reúne trio gestor das GREs em encontro

Avaliar como e se as ações planejadas e executadas geraram os efeitos e resultados desejados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Gerências Regionais e escolas é o objetivo do Encontro de Gestores que trata da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultado (SMAR), que acontece nesta sexta, 16/07, no Diferencial Buffet em Teresina.

Os resultados desejados são aqueles que ampliam as forças da regional e das escolas para enfrentarem e resolverem seus desafios, na direção de atingir os objetivos de aprendizagem, permanência e vínculo dos estudantes com os estudos e com a redução das desigualdades educacionais.

"Finalizando o primeiro semestre da Rede Estadual de Ensino, estamos aqui reunidos com os gerentes regionais e toda a equipe de ensino da Seduc para mais uma atividade de maneira híbrida, retomando aos poucos as nossas atividades. O importante de hoje é que a discussão vai enfatizar os indicadores educacionais, dentre eles, a questão da aprendizagem, as práticas, a boa relação entre comunidade escolar e gestão escolar, e a importância de trazer os nossos alunos para manutenção dos vínculos e a garantia da aprendizagem que é muito importante", afirma a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta.

Assim como os demais processos do Circuito de Gestão, a SMAR promove e fortalece a articulação e a corresponsabilização da rede educacional (escolas, regionais e Secretaria/Sede). As análises da Smar se iniciam na escola, com a Visita Técnica/Assessoramento Remoto (VT/AR) de N1(individualizada), gerando insumos e desdobramentos para as reuniões das demais instâncias, N2(Regional) e N3 (SEDE), que também vão agregando mais informações sistematizadas e construindo, assim, um panorama da rede, até alcançar a governança da Secretaria, na Reunião de N4.

Para a gerente do Ensino Fundamental, Marília Aragão, essa é uma parada estratégica em que o trio gestor das gerências regionais se reúnem. "Na oportunidade, todos colocam seus desafios até o momento, com propostas e soluções, e a Secretaria da Educação também faz suas ponderações e esse é um momento decisivo para nossas próximas ações", afirma a gerente.

O foco desse momento de análise e reflexão é: Propiciar o compartilhamento dos avanços e dos pontos críticos das escolas e regionais, gerando a compreensão coletiva e identificação de possíveis vias de colaboração; Garantir à Secretaria análise aprofundada dos problemas, pontos críticos das GREs e seu conjunto de escolas e indicativos de ações, proposições para resolução desses pontos críticos; Gerar síntese sobre os resultados da rede capazes de orientar os momentos seguintes para a correção de rotas da Secretaria.

"Vamos olhar os dados educacionais, as práticas exitosas, olhar o que precisamos fortalecer junto às escolas e regionais, para que façamos um replanejamento dessas atividades para o segundo semestre, para que a aprendizagem seja o nosso maior avanço no segundo semestre", disse a gerente do Ensino Médio, Regina Monteiro.