Seduc realiza oficina estratégica de comunicação para acelerar o processo de Alfabetização na Idade Certa no Piauí


Uma oficina estratégica para fazer com que os participantes experienciem o conhecimento acadêmico, aplicando dentro do contexto do Piauí: esse é principal objetivo da oficina "Comunicação para o Desenvolvimento - CD4", que iniciou nessa segunda-feira (12) e segue até quinta-feira (15). A partir da ação, será construída a estratégia e o plano de comunicação para o PRO Alfabetização na Idade Certa. 

A oficina estratégica é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mediada pela Associação Bem Comum. Para o coordenador de Comunicação Social da Associação, José Carlos de Araújo, toda a execução da oficina, da estratégia estadual de comunicação e do plano anual será baseada em evidências e com registros dos processos e resultados. 


"Estamos aqui, ajudando o Piauí a desenvolver uma estratégia de comunicação. Um trabalho que está sendo feito também com a para ajudar a acelerar o processo de alfabetização na idade certa aqui no estado", explica. 

Antes mesmo da oficina estratégica, os participantes selecionaram e validaram os temas mais importantes que impedem a universalização da alfabetização na idade certa no Piauí, como envolver os 224 municípios em torno de um regime de colaboração colaborativo, incentivar professores e escolas, fazer as famílias verem a Educação como prioridade, trazendo-as a participar do Pacto; e fazer a população perceber de que o Pro Alfabetização é mais que um programa de governo, mas uma política pública do estado. Os temas já haviam sido identificados durante uma reunião ocorrida com o Pro Alfabetização, em maio de 2021.



Gabriela Oliveira, coordenadora do PRO Alfabetização na Idade Certa, explica que os quatro dias de formação sobre comunicação para o desenvolvimento serão de grande valia para traçar o plano de comunicação do Programa. "Esse plano, que terá validade de cinco anos, está sendo construído por várias mãos, inclusive, com o apoio da Unidme e da APPM, para que a gente possa atender as necessidades dos municípios. Após finalizarmos, vamos enviar para a validação das Assessorias de Comunicação da Seduc, APPM e Undime", esclarece. 

A ação acontece de forma presencial e segue todos protocolos de segurança exigidos pelos decretos Estadual, Municipal e as medidas da Organização Mundial de Saúde (OMS).