Escola agrícola de Eliseu Martins realiza busca ativa de estudantes na zona rural


Aproximar a escola da comunidade tem sido o papel das instituições no interior no Piauí e a Escola Família Agrícola de Eliseu Martins (EFAEM), do município de Eliseu Martins, distante 488 km da capital, realiza busca ativa escolar. Os 16 profissionais que atuam na escola visitaram quase 70 estudantes das mais variadas localidades, em ação contínua com a proposta de levar material pedagógico e fazer um acompanhamento devido a pandemia e a interrupção de aulas presenciais.  


Instalada em 2005 pelo padre Cícero de Moura Filho, em parceria com a AEFAPI - Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí, a instituição trabalha com a Pedagogia da Alternância, que pretende capacitar os jovens do campo para que permaneçam e ajudem no desenvolvimento de suas localidades através da educação. 

De acordo com a gestão da escola, a equipe de monitores, cumprindo os Protocolos de Segurança exigidos pela Vigilância Sanitária como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, fizeram as visitas. "As primeiras visitas aconteceram entre os dias 28 de junho e 5 de julho, às famílias atendidas pelo local com a proposta de manter o vínculo escola e família durante a pandemia. A ação faz parte do Calendário Escolar e são instrumentos pedagógicos que possibilitam ao estudante relacionar-se com a família, com os parceiros da formação, com o conhecimento científico e com o meio socioprofissional e cultural", disse o diretor Osvando Barbosa.


Elielton de Holanda, aluno do 3º ano da escola, conta que recebeu no dia 1 de julho a visita da equipe escolar e foi muito importante para que ele pudesse sentir que a escola tem dado todo o suporte que ele necessita neste momento em que as aulas presenciais não estão acontecendo. "É gratificante, como aluno, receber a visita da escola e ver um instrumento pedagógico entrar em execução", relatou o estudante.  

A escola, que completou 15 anos neste ano, atende jovens de vários municípios e localidades rurais de Eliseu Martins, Colônia do Gurguéia, Manoel Emídio, Alvorada do Gurguéia e Canto do Buriti. "Diante desta importância dos instrumentos pedagógicos para integralidade educacional, todos os alunos foram visitados em suas comunidades e residências onde, nas oportunidades, além de receberem os boletins, receberam também palavras de apoio e incentivo diante desse momento delicado que estamos vivendo para que não venham a desistir da escola mesmo diante das dificuldades do ensino remoto", disse o diretor. 


SOBRE A ESCOLA 

Atualmente a escola atende 70 estudantes, no regime de internato nos três turnos, suspenso temporariamente devido à pandemia de Covid-19. O ensino ofertado é o médio, com o curso de técnico em agropecuária. As cidades circunvizinhas são atendidas no local e a proposta é formar cidadãos que possam atuar no desenvolvimento local com atividades relacionadas ao campo. Desde a sua criação já foram formadas 190 pessoas.  

A Pedagogia da Alternância promove uma educação envolvendo as famílias, as comunidades e as entidades, em um trabalho de promoção global do homem do campo. A partir das experiências dos educandos, a escola busca proporcionar aos jovens uma formação de qualidade que lhes permita descobrir a sua vocação e desenvolver o seu projeto profissional ou projeto de vida, junto com suas famílias e no meio em que vivem, abrindo as possibilidades de inserção profissional e empreendedorismo, com sucesso e dignidade, como agente de transformação no meio rural.