Olímpiadas de Língua Portuguesa: inscrições encerram hoje

As inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro encerram nesta quinta-feira, 20 de maio. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. O objetivo principal da ação é colaborar para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. 



A iniciativa é encabeçada pela Fundação Itaú para Educação e Cultura (Itaú Social) e consiste em um concurso de produção de textos de estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio. Além disso, a proposta é, também, reconhecer o trabalho de professores. 


A competição conta com cinco categorias de gênero textual para inscrição: 
  • poema- estudantes do 5º ano do ensino fundamental 
  • memórias literárias- alunos do 6º e 7º anos 
  • crônica- turmas de 8º e 9º anos 
  • documentário- estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio 
  • artigo de opinião- alunos da 3ª série do ensino médio. 
Quem pode participar? 

Professores(as) de Língua Portuguesa e seus estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. 

Quais são os gêneros envolvidos? 

Os gêneros variam conforme o ano ou série da turma. Poema: 5º ano do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Documentário: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e Artigo de Opinião: 3ª série do Ensino Médio. 

O que é preciso fazer? 

Para participar, professores(as) devem realizar as atividades com a turma em um dos gêneros do concurso, com apoio dos Cadernos Docentes, escrever o Relato de prática e organizar os registros do trabalho desenvolvido e as produções dos estudantes. 

Como trabalhar os gêneros? 

Para realizar as atividades com a turma, os professores devem acessar os Cadernos Docentes de acordo com o gênero no qual se inscreveram.