Escola da 1ª GRE faz entrega kit de alimentação para alunos

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem buscando garantir o direito à alimentação a todos os alunos da rede pública estadual, mesmo em tempos de distanciamento social. Nas escolas jurisdicionadas à 1ª Gerência Regional de Educação, a ação está sendo intensificada. Nesta quarta-feira, 19, teve início a distribuição de kits contendo gêneros alimentícios da cesta básica no CETI Lima Rebelo. A ação é proveniente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Tesouro Estadual.

De acordo com o diretor do CETI, Roberto Fernandes, para a entrega dos kits foram montadas estratégia, dentre elas,  o contato mínimo entre as pessoas e a utilização de um espaço amplo e arejado na escola. Foi definido um cronograma indicando o momento de cada um ser atendido, de forma a evitar aglomerações. Os responsáveis pelo recebimento do kit obedecem distanciamento de 2 metros das outras pessoas e todos devem estar usando máscaras.

A previsão é que todos os 326 alunos matriculados na escola recebam a cesta básica. "Essa ação da SEDUC é de extrema importância para os alunos que integram nossa rede estadual de ensino, uma vez que é do conhecimento de todos que a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe, além de uma crise sanitária, um aumento nas necessidades básicas alimentares. O Programa de Alimentação Escolar, em parceria com a SEDUC, vem no momento certo para socorrer nossos discentes no tocante a uma melhoria alimentar" comemora o diretor, Roberto.

O kit que cada aluno está recebendo é composto por itens básicos e da agricultura familiar, como arroz, feijão, leite em pó, açúcar e flocos de milho. Os cuidados com a higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos foram intensificados por parte dos fornecedores e das escolas, proporcionando a oferta de uma alimentação segura e saudável. Ainda assim, recomenda-se que os beneficiários higienizem os produtos antes de consumi-los.

Francisca de Sousa, mãe de dois alunos do CETI do Lima Rabelo foi uma das primeiras a receber os alimentos e fala da importância dessa ação. "Esse kit é de grande importância para nós, pois nos auxilia a garantir a alimentação dos nossos filhos que estão estudando em casa. Agradeço à escola por isso", finaliza