Escolas da 1ª GRE participam de Olimpíada de Português




A 1ª Gerência Regional de Educação comemora o número de escolas jurisdicionadas inscritas na Olimpíada de Língua Portuguesa. O concurso, em sua 7ª edição, ainda está com a inscrição aberta até o dia 20 maio. O evento é uma iniciativa do Itaú Social e do Ministério da Educação, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).


De acordo com Safira Santos, Gerente da 1ª GRE, a proposta é mostrar as diferentes realidades das escolas em todo o país. "Sabemos do potencial dos nossos alunos e professores, me sinto privilegiada em fazer parte de uma equipe tão empenhada. Nessa edição esperamos muito mais escolas inscritas e muitas medalhas", relata Safira. 

Bárbara Silva, do município de Buriti dos Lopes, da Unidade Escolar Zezita Sampaio, foi uma das ganhadoras da edição de 2019, na categoria Memórias Literárias e disse que o concurso reforçou seu interesse na língua e escrita portuguesa. O aluno Chrystian da Costa Rodrigues, da Unidade Escolar Edson da Paz Cunha, do município de Parnaíba,  garantiu medalhas de prata em 2019 na categoria crônica.


A Olimpíada de Língua Portuguesa reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil. Podem participar professores de língua portuguesa e seus estudantes nas seguintes categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo e Opinião. Os professores devem fazer a inscrição e a Secretaria de Educação do município, a adesão no site https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.

Para participar dessa edição, o professor ou a professora deve escrever um Relato de Prática acompanhado de um conjunto de materiais que vão contar a história do trabalho realizado com a turma. Todo esse conteúdo gerado será o resultado do trabalho coletivo, construído e compartilhado com estudantes, professores e comunidade escolar.

O tema  da Olimpíada é "O lugar onde vivo", que é um convite para uma aproximação da escola com a comunidade e o território. O Programa Escrevendo o Futuro foi criado em 2002 com objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e da escrita dos estudantes das escolas públicas brasileiras. Em 2008, ocorreu a primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.