PRO AJA: Seduc e Fetag debatem programa de alfabetização

O Piauí pretende alfabetizar 200 mil jovens e adultos do estado nos anos de 2021 e 2022, por meio do Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA). A ação é parte do PRO Piauí Educação e, além de fortalecer a educação no estado, o programa vai conceder um incentivo financeiro de R$ 400 para os beneficiados. 


Visando à concretização de uma política educacional para Alfabetização de Jovens e Adultos, respeitando suas individualidades e características, o Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) envolve diversos atores, como organizações civis e sociais, municípios e outras entidades. 


Nesta quinta-feira (13), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e toda a equipe do PRO AJA, reuniram-se com a diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), com o objetivo de estreitar a parceria entre as entidades, no sentido de levar a alfabetização para mais pessoas.  


"A educação não pode parar e ela deve chegar a todos e é isso que queremos também com o PRO AJA. Hoje apresentamos o programa para a equipe da FETAG, que se prontificou em nos auxiliar para que a alfabetização chegue a mais pessoas no meio rural", disse o secretário Ellen Gera. 


Também participaram do encontro a presidente da FETAG e deputada estadual, Elisângela Moura; a secretária de Formação e Organização Sindical, Mazé Ribeiro; a secretária de Mulheres, Marlene Veloso; a secretária de Políticas Sociais, Maria Barros; e o secretário de Finanças e Administração, Evandro Luz. 

"Entendemos a importância desse programa e queremos colaborar no sentido de capilarizar, identificar e mobilizar esse público que precisa ser alfabetizado no meio rural. Contamos com o auxílio dos Sindicatos de Trabalhadores rurais e outras entidades que serão parceiros nessa valorosa ação educacional do nosso estado", concluiu a presidente Elisângela Moura.