Dia da matemática é lembrado com vitórias



Em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro, Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, dia 6 de maio é comemorado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) o Dia da Matemática. 


Em nível nacional, um projeto de lei foi apresentado, pela então deputada, Raquel Teixeira, em 5 de maio de 2004, que instituiu o Dia Nacional da Matemática. O objetivo era que o Ministério da Educação e da Cultura da época incentivasse atividades culturais e educativas nessa data. 


A proposta da deputada Raquel determinava um momento para refletir a educação matemática, incentivando os professores e estudantes a cultivar a cultura e o saber.


No Piauí, isso tem dado certo há um bom tempo, e temos muito o que comemorar. A escola Augustinho Brandão, no município de Cocal dos Alves, e o Professor Amaral são reconhecidos nacionalmente pelos bons resultados em olimpíadas e concursos de matemática. 


"A Olimpíada Brasileira de Matemática, a OBMEP, é um grande potencial para a formação de matemática dos alunos, que não apenas prepara o aluno para a disciplina, mas para descobrir talentos para a ciência de uma forma geral. Esse empenho do professor Amaral forneceu resultados satisfatórios desde a primeira OBMEP em 2005", disse o diretor do CETI Augustinho Brandão,  Raimundo Alves de Brito.


Em 2019, último ano que foi realizada a OBMEP, as escolas da rede estadual de ensino foram destaques na 15ª edição da competição. Os estudantes conquistaram, juntos, o total de quarenta medalhas, sendo: 4 Ouros, 15 Pratas e 21 bronzes, além de 291 certificados de menção honrosa entre os níveis 1, 2 e 3 da competição.


O estudante Francisco Vagner de Brito conta que quem o incentivou foi também o professor Amaral. ?Assim que cheguei na escola, me preparei para a primeira olimpíada e ganhei medalha de bronze, e o apoio do professor foi essencial. Já participei de muitas olimpíadas e a escola, sempre que aparece uma oportunidade, inscreve os alunos como forma de incentivo à busca de nossos objetivos. Com isso, temos a oportunidade também de realizar sonhos. Além disso, nós que participamos também incentivamos a participação de outros alunos?, disse.


Com histórico de premiações nacionais, o CETI Augustinho Brandão, que em 2018 conquistou o prêmio Darcy Ribeiro de Educação, foi destaque na última competição. Os 32 estudantes da escola que estavam inscritos conquistaram quatro medalhas de ouro, 13 pratas, 6 bronzes e 9 menções honrosas, nos três níveis de premiação. Então: Viva a matemática!