Seduc e Semec alinham parceria para programas educacionais

Com o intuito de discutir estratégias de alinhamento para o Reforço de Aprendizagem e Programas de Alfabetização nas redes públicas de ensino, estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (10), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso; e demais técnicos na sede da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec).

Os gestores dialogaram sobre o início do Ano Letivo nas redes públicas de ensino, oportunidade em que se discutiu alinhar, entre as Secretarias, o calendário escolar para evitar evasão dos estudantes que saem do ensino fundamental para médio (9° ano para 1° ano do ensino médio), e a parceria para implementação de programas com foco na Alfabetização na Idade Certa e de Alfabetização de Jovens e Adultos.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, apresentou ao dirigente municipal de Teresina as iniciativas implementadas pelo Governo do Estado na área da educação, como o Programa Juntos para Avançar, programas de alfabetização e modelos de aulas remotas na rede pública de ensino estadual.

"Fomos recebidos pelo secretário Nouga, um parceiro de longa data da educação piauiense, que nos recebeu com sua equipe técnica da Semec e reforçamos a importância do trabalho de parceria entre as pastas. Fortalecemos a importância de trabalhar de forma coesa nesse momento de pandemia, para que possamos fazer uma integração desses estudantes que saem das escolas municipais e chegam na rede pública estadual. Apresentamos nossa plataforma de trabalho no regime híbrido, que iremos logo implementar nas escolas estaduais, e os programas de reforço da aprendizagem e alfabetização no período letivo de 2021", pontuou Ellen Gera.

O Programa de Reforço de Aprendizagem - Juntos para Avançar reordena os anos letivos de 2020 e 2021 da Rede Pública Estadual de Educação. O programa é dividido em fases e resgata as habilidades prioritárias do currículo, promovendo, através de reforço, a aprendizagem dos estudantes. A escola auxilia o processo de ensino-aprendizagem de forma presencial, remota, ou ainda, na forma híbrida garantindo a continuidade das rotinas de estudos e resgata os estudantes que se evadiram e abandonaram as escolas.

Ainda no encontro com o secretário municipal, foi manifestado o entendimento entre as administrações para ampliar os programas de alfabetização. A proposta do Governo do Estado é trabalhar o programa Alfabetização na Idade Certa em parceria com os Municípios, tendo como meta a redução do número de analfabetos no estado.

"A Prefeitura de Teresina tem uma expertise com alfabetização de crianças. Após este encontro, os técnicos da Semec têm reunião agendada para esta quinta-feira (11) com os técnicos da Seduc para conhecer detalhadamente os programas de alfabetização e o de aprendizagem Juntos para Avançar, então a prefeitura tem o interesse em implementar a parceria", declarou o secretário Nouga.

A iniciativa faz parte do PRO Educação, que segue em ação para otimizar a educação no Piauí, uma das novas frentes de trabalho é alfabetização dos piauienses e nessa perspectiva, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), busca parcerias para alfabetizar 200 mil pessoas acima de 15 anos.

O programa de Alfabetização na Idade Certa oferece assessoria técnica, monitoramento, material de apoio e formação para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores das redes municipal e estadual que atendem crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.