Aulas remotas: escola promove campanha motivacional

É no ritmo da música "Não desista do seu futuro, não desista da educação", dos cantores Carlinhos Brown e Alexia, que a turma de estudantes do CETI Joaquim Nonato, no Bela Vista, está recebendo a motivação para marcarem presença no ambiente virtual para as aulas remotas da escola. Com o prédio em obras pelo programa PRO Piauí e as restrições sanitárias, os estudantes continuam assistindo aulas através do auxílio da tecnologia e a gestão escolar tem mantido um constante trabalho de motivação. 

 

"O vídeo é uma adaptação de uma música dos cantores que falam justamente sobre abandono e evasão escolar. Então, aproveitei para fazer uma ação de motivação com o tema Presente, Professor para que os estudantes não faltem e nem deixem de fazer as atividades das aulas", explicou o gestor Antônio Filho. 





A escola tem um cronograma de aulas de segunda a sexta, das 7h30min às 11h40min, e os estudantes utilizam a internet de casa ou os chips de dados que foram distribuídos pela SEDUC. 

"Nós temos turmas de 6º ano, por exemplo, que em média 50 alunos assistem aulas diariamente, a taxa de alunos que não assistem é muito pequena. Nas turmas de 8º e 9º anos acontece a mesma coisa. Fazemos uma constante busca ativa através da campanha", disse o diretor. 


SOBRE A ESCOLA E OS INVESTIMENTOS DO PRO PIAUÍ 

Premiada com nota 100 na etapa estadual do Prêmio Gestão Escola 2020, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Padre Joaquim Nonato, do bairro Bela Vista, está recebendo um investimento no valor de R$ 637.331,20 para melhorias no local. Devido à pandemia, os estudantes estão assistindo aulas de casa através do Google Meets e, para evitar abandono ou desistência, o gestor Antônio Filho tem feito seu dever de casa na hora de motivar os alunos.

A escola funciona em regime de Tempo Integral, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e está localizada na zona sul de Teresina, pertencente à 19ª Gerência Regional de Educação (GRE) da rede estadual do Piauí. A escola possui atualmente 307 alunos matriculados, 19 professores e 17 servidores administrativos. No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017, obteve nota 5,80, e em 2019 saltou para 6,1.