Estudantes do PI se destacam em olimpíadas de conhecimento


As atividades remotas não impediram que estudantes da rede estadual de ensino do Piauí se destacassem em olimpíadas do conhecimento no ano de 2020 em âmbito nacional. A prova disso é o destaque dos alunos da rede, tanto de escolas da capital como do interior do estado, entre as primeiras colocações, além de menções honrosas pelo excelente desempenho.  


A U. E. Gaysoso e Almendra, que fica em Batalha, há 165 km da capital, comemora o resultado pelos 7 medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Foram medalhistas de ouro: Samylia Nika de OIiveira e Deborah Luyze Franco; de prata: Maria Eduarda Araújo, Crystian Tarsis Carvalho e Jeterson Walterdes e Gabriel Melo Guimarães; e bronze: Maria Micaele de Araújo. Mais 10 estudantes receberam menção honrosa pelo destaque na competição. 




"Temos feito um trabalho de muito envolvimento dos alunos durante este momento de pandemia. Não paramos em nenhum momento e nossa escola tem sido destaque na cidade pelos resultados. Temos IDEB de 5,0 no fundamental e 4,3 no ensino médio. São mais de 750 alunos atendidos nas modalidades de ensino fundamental, médio, EJA (Educação de Jovens de Adultos) e AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos)", disse a Gestora da escola, Liduína Rebouças. 




Outro importante destaque nos últimos dias foi na capital, no CETI João Henrique, no bairro Morada Nova. Com destaque para o excelente IDEB de 6,4, o Centro de Educação Integral comemora a conquista das 12 medalhas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e mais 2 na 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).  


Foram medalhistas de prata na OBA os estudantes Alicia Maria Rodrigues Torres Cunha, Juliano de Jesus Pinheiro de Sousa Barros, Rafael Sampaio Learte. Já os que receberam medalhas de bronze foram os estuantes André Luis Ribeiro Araújo, Nome:Bianca da Silva Sousa, Edinara Eodrigues de Oliveira, Guilherme de Oliveira Rufino, Kairon Willyan Ribeiro de Melo, Ruanna Torres de Carvalho, Haskel de Oliveira Soares, José Arthur Pereira da Silva, Brenda Gabrielly Pereira da Costa e Ranyelle Maria da Silva Avelino Leal. O estudante Liones Rodrigues da Fonseca conquistou medalha de ouro e o Expedito Castelo Branco Macedo medalha de prata na MOBFOG.  


"A escola está muito satisfeita com esses resultados, pois mesmo diante de toda essa pandemia conseguimos mobilizar a grande maioria dos nossos alunos para participar. Nós temos que agradecer por toda a equipe pedagógica e aos estudantes, que abraçaram nosso esforço em poder proporcionar ensino de qualidade", disse a gestora do CETI João Henrique, Djanira Alencar.