SAF e Seduc discutem Projeto Viva o Semiárido

O Secretário de Estado da Educação (Seduc), Ellen Gera, recebeu na manhã desta terça, 02 de março, a Secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconcelos, para alinhamento de metas entre as secretarias sobre o projeto Viva Semiárido.  O encontro teve o objetivo de apresentar as diretrizes do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) no âmbito das ações de educação contextualizada.

"A discussão foi a respeito das metas para a execução do Programa Viva Semiárido entre as duas instituições, tendo em vista a atual situação de pandemia. Foi necessário realinharmos os ajustes, e o secretário Ellen Gera e sua equipe técnica estiveram junto conosco nesse trabalho, realinhando as metas, para assim concluirmos o projeto com êxito, levando em consideração a importância que ele tem para as famílias, para educação contextualizada do Viva Semiárido piauiense", disse a Secretária da SAF, Patrícia Vasconcelos.

De acordo com o projeto, na situação atual da Educação contextualizada no âmbito do Viva Semiárido, é preciso ampliar e consolidar o processo de formação de alunos, professores e gestores das escolas da rede pública municipal e estadual em educação contextualizada e viabilizar práticas pedagógicas e tecnológicas apropriadas à região para o incremento das atividades produtivas sustentáveis. As ações serão executadas em 100 escolas de 50 municípios da área de abrangência do PVSA.

Entre os assuntos discutidos como metas, estão os cursos de formação de professores em Educação Contextualizada, intercâmbio; seminários regionais, projetos de iniciação científica e projetos de monitoria.

Em cerca de quatro anos, a Seduc já contratou cinco consultores para formação dos professores em educação contextualizada para o semiárido, publicou editais para seleção de professores para os projetos de pesquisa, projetos de monitoramento e apoio a projetos especiais em 2019; divulgou edital para contratação de empresa para realização de oficinas e implantação de sistemas produtivos nas escolas e realizou seleção dos professores pesquisadores.

O projeto Viva o Semiárido é um esforço do Governo do Estado do Piauí, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.