Escola reforça acompanhamento de alunos na Educação Especial

A Unidade Escolar Domício Magalhães de Melo desenvolveu no período de aulas remotas o projeto "O Olhar Faz Toda Diferença", voltado para a educação especial. A unidade promoveu ações junto aos estudantes que promovessem a continuidade dos atendimentos especiais e o direito à inclusão em tempo de pandemia.

A equipe pedagógica estruturou o plano de trabalho escolar para atender a comunidade duas vezes ao mês, inicialmente para impressão das atividades e construção dos kits. O segundo momento ocorreu no encontro com os pais/responsáveis para entregar materiais e devolutivas. Os professores realizavam os acompanhamentos ainda por ligações, ligações por vídeos, trocas de mensagens e imagens das crianças fazendo atividades, com o auxílio dos familiares.


A coordenadora pedagógica, Ana Paula Araújo Macêdo Rebouças, explicou a necessidade de continuar as atividades já realizadas no contra turno da escola, para aqueles que necessitam de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

"Essa temática O Olhar Faz Toda Diferença se faz presente desde o início do meu trabalho à frente da educação inclusiva. No entanto, ano passado com a situação atípica do coronavírus, resolvi ratificar ainda mais esse pensamento sobre como poderíamos dar continuidade ao processo de trabalho com alunos do AEE", disse.


No atendimento direto de AEE na unidade, a equipe é formada por dois professores da sala multifuncional e cinco professoras de apoio em sala regular. Os professores de apoio ficavam diretamente com os estudantes em sala de aula regular e já trabalham no reforço de 2020, conforme orientação da Secretaria de Estado da Educação.



O projeto teve início em 2020 com os atendimentos nos formados individual e coletivo, com restrição, disse a professora.

"Neste início de ano letivo, as visitas dos professores tiveram continuidade, pois cada aluno tem sua especificidade e foi necessário viabilizar situações que promovessem sua ligação com o processo ensino aprendizagem, o que é uma conquista para o fortalecimento do conhecimento. Nas visitas às casas desses alunos nossa equipe ajudava a levar esperança e recebia lindos sorrisos", ressalta Ana Paula.

Situada na Av. Ulisses Guimarães S/N, bairro Promorar, em Teresina, a escola atende a 19 alunos estudantes nas séries finais do ensino regular Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental e Médio) e AEE (Atendimento Educacional Especializado). O AEE acolhe os estudantes com Deficiência Intelectual (D.I), Espectro Autista, (TEA), Paralisia Cerebral(PC), Deficiência Física (DF), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Esquizofrenia.