Alunos de São Félix superam dificuldades e continuam estudar

Bons exemplos da dedicação dos estudantes piauienses que superam adversidades na busca de mais conhecimento e qualificação surgem de todas as regiões do Estado.  Mãe e filho que estudam na Unidade Escolar Saturnino Moura, localizada em São Félix do Piauí, Vilma e Amosio vencem o isolamento e a falta de infraestrutura como energia elétrica e internet para conseguir continuar estudando.

"Moramos em uma comunidade da zona rural que não tem sequer energia elétrica, então temos que nos deslocar 4 km para ter acesso a esses recursos, em outra comunidade. Assim, pegamos os conteúdos e fazemos as atividades. Conseguimos aprender os conteúdos ano passado e a escola professores e gestores nos deram um grande ajuda, ficamos muito gratos. Hoje já conhecemos mais sobre tecnologias e conseguimos estudar os conteúdos", revela Vilma Pereira, que está hoje na VII Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Uma de suas filhas estudou na mesma escola e atualmente cursa mestrado em Química. Seu filho, Amosio James, da 3ª série do Ensino Médio, quer seguir o mesmo caminho.

"Fomos muito estimulados a não desistir, apesar da distância e dificuldades, porque é algo que vale a pena correr atrás. Conseguimos, foi um ano difícil, mas a escola sempre esteve com a gente", afirma o rapaz.

A diretora da escola, Luciane Maria, conta que a preocupação principal é a de trazer a família para caminhar de mãos dadas com a escola, pois acredita que com a participação da família é dado um grande passo para que as coisas aconteçam de forma efetiva.

"No início da pandemia realizamos formação com os professores sobre ferramentas como o Google Classroom, conseguindo com que o conteúdo chegasse a cerca de 85% dos alunos. Os demais estudantes receberam roteiro e material impresso, além de trabalharmos fortemente com o Canal Educação. No final de cada bimestre fazemos uma reunião e buscamos os poucos alunos, cerca de 1,85% na última análise, que não estão conseguindo participar por meio de alguma ferramenta. Então buscamos as famílias para mais uma vez apoiar a escola. Os resultados só têm melhorado", completa a diretora.

Em 2021 a escola está trabalhando com aulas virtuais ao vivo e montou um estúdio em suas dependências com todas as adequações necessárias para que o professor ministre sua aula. A escola também organizou horários de postagens de atividades para facilitar o estudo. Além disso, conseguiu junto à 7ª Gerência Regional de Educação (GRE) apoio psicológico para professores e alunos.