Escola de Regeneração lança projeto de leitura



Leitura ao Alcance de Todos! Com esse lema, a Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, de Regeneração, lança o projeto ALN LITERATUS, possibilitando o acesso à leitura, desenvolvendo o gosto e o prazer em ler e tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais. 


"O projeto objetiva proporcionar a leitura à todos os alunos, despertando o hábito e o gosto pelos livros. Uma das grandes dificuldades para se criar um projeto de leitura que atinja mais de 400 alunos foi o acervo literário diversificado. Para contornar isso, a escola vem procurando apoio e parcerias", disse o diretor da unidade, Ismael Lima Dantas.



O diretor afirmou ainda que o projeto teve início em 2020, de forma presencial, mas com a pandemia e o início das aulas remotas, se tornou virtual. Neste ano, a escola está buscando ampliá-lo, tornando a leitura mais acessível a todos, buscando parcerias com a comunidade, ex-alunos, professores, e ainda com algumas editoras, que ofereceram material didático on-line para os alunos.

"O aluno tem acesso ao livro físico, vindo à escola, escolhendo o livro do gênero literário que ele tem interesse em começar as leituras. Nossa ideia é despertar, tornar a leitura um hábito na rotina daquele aluno, não obrigatória para prestar conta de uma atividade curricular", comenta o diretor.

A meta é reforçar o hábito da leitura e uma das parcerias é com a TAG - Experiências Literárias, em que o aluno, além do livro, receberá por e-mail conteúdos para dinamizar a leitura: a ferramenta HABIT TRACKER para controle do hábito; dicas para ler mais e melhor, além de desafios para compartilhar com os amigos. A cada período haverá a rotação das leituras, tornando-as um hábito saudável e contínuo. 




"Eu nunca fui uma pessoa que tinha o hábito de ler e, particularmente, não gostava nada, nunca tive interesse na leitura. É aquela famosa frase de Ruth Rocha: "Sem livros, dificilmente se aprende a gostar de ler". Meu primeiro contato com livros foi com "o diário de Anne Frank", daí que eu me rendi à leitura de fato", disse a estudante do 1º ano, Maria Luísa.

Luísa conta que começou a dedicar um determinado tempo do seu dia somente para a leitura. "Eu vi na leitura uma forma de viajar sem sair do lugar, de aprender coisas novas. Hoje eu entendo o pensamento de Mário Quintana que diz que "os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem", afirma a estudante. 

Já a aluna do 2º ano, Ana Carla Flores, conta que esse ano já está completando seu 6° livro. "Estar participando desse projeto é muito bom, pois a leitura representa uma das boas vias para entender a realidade. Eu, como aluna da Escola Alberto Leal Nunes, estou participando e gostando bastante do projeto ALN Literatus", completa a estudante.