Secretário de Cultura apresenta projeto de Escolas para o Pi



Na manhã desta segunda (22), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, recebeu em seu gabineteb o Secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, e o professor da UFPI, Paulo Vasconcelos. Na pauta, a apresentação do projeto de duas Escolas de Formação para o Estado do Piauí.


"Tivemos uma reunião muito produtiva. Apresentamos duas propostas, a da Escola de Audiovisual e a Escola de Tradições e de Culturas do Sertão. Nossa proposta é que Teresina, como a única capital que está inserida no meio do sertão, avoque pra si o protagonismo de representar, por meio dessa escola, todos os sertões do Nordeste e de parte de Minas Gerais", disse Novo.


De acordo com o secretário de Cultura, a ideia é fazer um combinado de educação com cultura, que com uma escola de audiovisual, os estudantes terão um olhar mais tecnológico. "Ocupando o Cine Rex, vamos oportunizar um novo olhar para esse mercado, esse filão que temos hoje. O Estado precisa chegar e dizer que vai qualificar os nossos estudantes para esse novo olhar, para as novas tecnologias", afirma o gestor.




No projeto, a "REX Escola de Artes Visuais" terá os cursos de Programação Visual, Publicidade e Propaganda, Web Designer, Fotografia, Quadrinhos e Mangá, Edição de Imagem, Animação e Efeitos, Iniciação em Cinema e Vídeos e Games.


Para o professor Paulo Vasconcelos da UFPI, que também esteve na reunião, os dois projetos são de fundamental importância para o governo do estado. "São projetos na área de educação; um voltado para o futuro, que é o Projeto Rex, que vai ser transformado em uma escola Artes Visuais, voltada para o audiovisual; e o outro, o Portal do Sertão, uma escola com as tradições e a cultura do sertão", comenta. 


A ideia é que a escola funcione no prédio da antiga COMEPI, na Praça da Bandeira, um prédio histórico que antigamente funcionou a companhia de navegação. "Esse portal vai ser um instrumento importante de educação para o resgate de tradições, de técnicas e de tecnologias tradicionais do sertão, da cultura do sertão de um modo geral. São projetos muito importantes para a rede pública de educação do estado, porque eles vão servir como uma espécie de oficina e laboratório para ações que acontecem na escola, tanto no Ensino Fundamental quanto Ensino Médio", afirma o professor.