Comunidade comemora reforma de escolas em Luís Correia



A comunidade estudantil do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Zulmira Xavier, localizado no município de Luis Correia, vive um momento de grande expectativa com a reforma do prédio. A obra foi iniciada no mês de setembro, com previsão de entrega em 12 meses. A escola foi inaugurada em 1968 e é uma das unidades de maior referência no município.


Ter a reforma era um sonho antigo de diretores, professores, técnicos e alunos. "Já tivemos uma boa estrutura, mas com o tempo a escola já estava precisando de alguns ajustes. Hoje acompanho de pertinho cada novo tijolo colocado durante a obra", diz Adelina Fontenele, auxiliar administrativo do Ceti.


De acordo com o engenheiro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Carlos Guimarães, que está percorrendo as unidades de Luiz Correia, o Ceti Zulmira Xavier está recebendo reforma e ampliação. "Estamos ampliando mais três salas de aula e bloco administrativo, com coordenação, sala de professores e diretoria, além de dois banheiros para funcionários. Refeitório e cozinha também está no plano de construção. A fachada será adequada ao padrão da Seduc e também está prevista a construção de uma quadra poliesportiva com banheiros e vestiários", declara Carlos.



Educadores e alunos da Unidade Escolar Ricardo Augusto Veloso, também localizada na cidade de Luis Correia, vivenciam a mesma euforia. Após vários anos a unidade de ensino passará por uma nova reforma. O colégio apresentava problemas em sua estrutura física, o que preocupava alunos e pais. As obras de manutenção corretiva e preventiva contemplam pintura geral, telhado, instalações hidrossanitárias e elétricas; revisão de pontos de água, forro, piso, serralheria, esquadria (substituição de portas e janelas), quadra e área lateral. A escola também será contemplada com uma subestação.


A Gerente da 1ª Gre, Safira Santos, explica que as obras fazem parte da articulação do movimento Pro Educação, realizado pelo Governo da Estado em parceria com a Seduc, que tem como objetivo adotar estratégias que proporcionem ao aluno todas as condições para a aprendizagem.