Seduc realiza Formação das equipes Multiprofissionais

Com o tema "Educação e Saúde na escola: Entrelaçando práticas e saberes", a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza a formação das equipes multiprofissionais nos dias 24 e 25 de fevereiro. O encontro acontecerá das 8h às 12h, pelo Google Meet, com o Professor Fauston Negreiros, da UFPI.

A formação tem por objetivo capacitar os profissionais das equipes multiprofissionais para atuar frente à demandas escolares, considerando que a escola é um espaço plural no qual emergem múltiplas demandas escolares de ordem pedagógica.

Antes da pandemia essa formação acontecia de forma presencial, semestralmente. Este ano, os encontros estão programados para ocorrer bimestralmente, totalizando seis encontros ao ano. "A Formação com as Equipes Multiprofissionais das Gerências Regionais de Educação (GREs) faz parte do planejamento e calendário anual da Comissão Estadual de Enfrentamento às Situações de Violência Escolar, que é realizada pelo Comitê Executivo desta Comissão", enfatiza a coordenadora da Mediação de Conflito Escolar, Adriana Gonçalves de Oliveira.

Esse primeiro encontro terá a participação do profº Dr Fauston Negreiros (UFPI), um importante colaborador na Formação das Equipes Multiprofissionais da Seduc, que lançou recentemente o livro ?Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia??, uma obra escrita por psicólogos de vários cantos do país que têm atuado em diferentes frentes dando apoio a estudantes, familiares ou responsáveis, professores, trabalhadores da educação, bem como a comunidade em si. O livro destina-se aos profissionais da educação e comunidade escolar, é gratuito e está disponível para download pelo link:  HTTP://pimentacultural.com/psicologia-escolar

Na Seduc, as Equipes Multiprofissionais são distribuídas em diversos municípios do Piauí por meio das Gerências Regionais e têm contribuído para otimizar os processos educativos. O estudo do cenário educativo do Estado e a capacitação destas equipes para lidar com as demandas escolares têm sido uma ação contínua e tem contado com diversos parceiros, dentre eles o Núcleo de Pesquisa e Estudos de Psicologia em Desenvolvimento Humano, Psicologia Educacional e Queixa Escolar (Psiqued/UFPI).