Educação profissional reforça aprendizagem com aulas remotas

Desde o dia 1º de fevereiro de 2021, as aulas da Educação Profissional da rede pública estadual estão a pleno vapor no Piauí. Aos estudantes foi garantido o acesso com a entrega de chips, além de contarem com toda estrutura tecnológica e pedagógica criada pelo Governo do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O jovem Alan Davi é um dos 1.400 alunos do Premen Sul, localizado em Teresina. Ele revela que o início do ano letivo tem sido tranquilo e estimulante.

"Os estudos de forma remota estão sendo bons. Os professores colocam atividades nos grupos, as videoaulas, conteúdos para estudar, tudo de forma muita tranquila. Alguns colegas que têm dificuldade de entrar no iSeduc são ajudados pelo nosso organizador que resolve tudo de forma rápida e prática. E ainda recebemos chips com internet. Eu gostei muito dessa iniciativa, pois muitos alunos não têm uma condição de ter internet em casa ou até mesmo toda semana colocar crédito. Eu até acabei não acreditando, quando fiquei sabendo que iam fazer a entrega desse chip", revela o estudante.

As aulas voltadas aos cursos técnicos são ofertadas no período da tarde, de 13h30min até 16h10min. Nesse primeiro momento, estão sendo transmitidas aulas com foco na 1ª fase do programa "Juntos para Avançar", que se trata de um reforço escolar.

Pedro Muniz de Sousa, diretor do Premen Sul, relata que o objetivo é ter qualidade nas aulas e preservar a saúde de alunos e professores. A escola oferta cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, como os de Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas e Saúde Bucal.

"Por sermos uma escola profissionalizante temos uma rotina muito intensa onde as aulas remotas são complementadas por aulas práticas que, nesse período, acontecem com alguns cursos fazendo visitas técnicas com todos os cuidados higiênicos, o que proporciona a compreensão prática da demanda específica de cada curso. Apenas as práticas de Enfermagem e Análises Clínicas estão inviabilizadas por conta da pandemia. Estamos funcionando da melhor forma possível, com apoio de toda a comunidade escolar e coordenação pedagógica para disciplinas da base comum e coordenação de eixo para cada curso, visando as disciplinas da base técnica", completa o diretor.

Professora Suellen Silva interagindo com alunos de Farmácia remotamente

"Temos uma interação boa com os alunos, uma quantidade expressiva está conseguindo acompanhar em tempo real. Os que não conseguem acompanhar de maneira síncrona, pegam as atividades dos grupos e fazem a entrega posteriormente", relata a professora.

Mesmo com a pandemia de Covid-19, a educação não parou e o estado do Piauí ofertou 53 cursos de Ensino Profissional e Tecnológico (EPT) em 2020, somando 34.894 matrículas. Além de capacitar para o domínio prático, os cursos possibilitam uma inclusão mais rápida no mercado de trabalho.

De acordo com Adriana Moura, diretora da Unidade de Educação Profissional da Seduc, desde 2015 a Secretaria vem implementando ações de fortalecimento da Educação Profissional.

"Na rede pública estadual de ensino, a oferta de EPT é feita de quatro formas: Integrado, Subsequente, Concomitante e Integrado Proeja. Os cursos técnicos fazem parte do Sistema de Ensino Brasileiro e encaminham os estudantes direto para o mercado de trabalho. Se encaixam entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, ajudando o estudante a estar apto para ter uma profissão assim que se forma no ensino regular, antes mesmo de entrar em uma faculdade", conclui a diretora.

Matéria relacionada:

Educação Técnica e Profissional avança no Piauí