Escola em Angical realiza Busca Ativa de alunos da EJA




"Resolvi retomar os estudos após receber a visita dos professores aqui na minha casa", disse a jovem Adriana Pereira de Sousa, matriculada na 6ª etapa na Unidade Escolar Átila Lira, localizada na cidade de Angical, que está realizando uma Busca Ativa de alunos da Educação de Jovens e Adultos  (EJA).




Para a diretora da escola Marciane Soares, é necessário fazer essa busca porque muitos alunos estão fora da sala de aula. "A escola está com um déficit de alunos e a 6ª Gerência Regional de Educação vem intensificando a busca ativa em todos os municípios jurisdicionados, com o apoio da Seduc. Só em uma manhã conseguimos fazer mais de 20 matrículas novas de EJA e também resgatamos vários alunos ausentes", afirma a gestora.




No último dia 12 de fevereiro, a escola realizou visitas às comunidades e teve êxito, resgatando vários alunos. De acordo ainda com a diretora, boa parte desses alunos é da 4ª etapa, a qual a escola estava sem turma. "Se não fizermos um trabalho diferenciado, a gente acaba perdendo o aluno. Estamos em um momento ainda delicado, o apoio da Seduc na entrega desses chips com acesso a internet é fundamental e estamos fazendo de tudo para que o aluno continue na escola. Sabemos que, em grande parte, a falta de recursos da maioria das famílias desses estudantes, foi um dos maiores problemas que enfrentamos nesse período", completa.




"Decidi voltar a estudar porque o estudo é muito importante em nossa vida, sem ele não somos nada. Já faz alguns anos que estou afastada, casei, engravidei e tudo ficou mais difícil. Agora, como vamos receber as atividades impressas, farei o possível para respondê-las e, quando voltar presencialmente, vou encontrar um jeito de concluir o meu Ensino Médio", frisa Adriana.