Preparatório Pro Encceja realiza a segunda semana de lives

Com aulas voltadas para o Encceja Ensino Fundamental e Médio, o preparatório PRO Encceja já tem data marcada para suas próximas lives. Na terça (16) e quinta (18) acontecem as lives do Ensino Fundamental, das18h30min às 20h30min. Já a revisão para o Encceja Ensino Médio acontece no próximo domingo (21), das 8h às 11h e serão transmitidas pelo Facebook/Youtube do Canal Educação.

Na terça serão ministradas aulas de Biologia, com o professor Tércio Câmara; Matemática, com Raphaell Marques; Física, com o professor Caio Breno; e de Química, com Paulo Sérgio. Já na quinta as aulas são de História, com a professora Keury Campelo; Geografia, com o professor Adriano Bandeira; Linguagens, com Webston Silva; e Redação, com Francisco Rufino.

No domingo, o professor Tércio Câmara volta com a disciplina de Biologia; Matemática será com Wagner Filho; Física com o professor Élisson Araújo e Química com Felipe Rosal.

Os conteúdos serão ministrados em 25 minutos, com mais 5 minutos de complementação de aula para tirar dúvidas. Durante a transmissão terá a apresentação dos quadros "Ler para Escrever Melhor", com sorteio de livros entre os alunos que estão assistindo a live; e "Bora ver Filme", com sugestões de filmes. A gravação das aulas ficará disponível nas plataformas do Canal Educação.

A primeira etapa do preparatório compreende os meses de fevereiro a abril e tem o foco na aplicação Nacional. O PRO Encceja Nível Médio fará um total de 11 domingos, com Lives de 3h de duração, todas transmitidas pelo Facebook/Youtube do Canal Educação. Os encontros acontecem até o dia 18 de abril, data da última live.

Já na segunda etapa, que vai de abril a junho e tem foco na aplicação Estadual, serão realizadas 22 Lives, todas transmitidas pelo Facebook/Youtube do Canal Educação. As lives acontecerão aos domingos, de 8h às 11h.

A PROVA DO ENCCEJA:

Independente do seu objetivo, se certificado do Ensino Fundamental ou Médio, a prova do Encceja conta com 120 questões, divididas em 4 cadernos com 30 questões em cada. Para ser aprovado, o estudante precisa conquistar 100 pontos, dos 200, em cada caderno.

O participante também precisa desenvolver uma redação dissertativa -argumentativa, que tem notas de 0 a 10. Para ser aprovado é necessário uma nota mínima de 5 pontos na redação. O estudante é aprovado quando obtém um mínimo de 100 pontos em cada caderno e 5 pontos na redação, assim obterá o certificado de Ensino Fundamental ou Médio.

Se ele for reprovado em um dos cadernos, receberá o CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA referente às áreas em que foi aprovado, mas deverá fazer ainda o complemento no ano seguinte para ter o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO.

A prova Encceja possui 120 questões ao todo, sendo 30 de cada área específica. Todas são de múltipla escolha, ou seja, com alternativas. Ela acontece no mesmo dia, ocupando o período da manhã e da tarde.

O Encceja é aplicado em um único dia, em uma data definida pelo Inep, órgão responsável pela realização da prova. Apesar de ser feito em apenas um dia, o exame é dividido em dois períodos: de manhã, com 4h de duração, e de tarde, com 5h de duração devido à redação.