Seduc realiza primeira SMAR de 2021


Com o objetivo de promover uma reflexão sobre o que foi planejado, executado e monitorado em 2020, aconteceu na manhã desta sexta, 12, de forma on line, a primeira Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR) de 2021. A SMAR consiste em um conjunto de reuniões realizadas de forma articulada nas diferentes instâncias da rede (escola, regional e Sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a cada ciclo do circuito de gestão, uma das frentes apoiadas pelo Instituto Unibanco.  

"Essas reuniões promovem a reflexão sobre a execução do Plano de Ação, indicadores estruturantes e resultados que a rede obteve em determinado período. Essas informações são compartilhadas e debatidas de modo reflexivo, visando a qualificação dos dados e apoio da tomada de decisões com vistas a potencializar o trabalho realizado pelas escolas, regionais e Secretaria, de forma integrada e corresponsável", disse a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria Jose Mendes Neta.

O monitoramento abrange os seguintes indicadores: a) aulas dadas; b) frequência; c) qualificação da frequência; d) indicador de notas. Com isso, essa análise trará insumos para o replanejamento a ser feito em 2021.

A pandemia do novo coronavírus, contudo, provocou várias transformações no sistema de ensino e foi necessário realizar adaptações na SMAR, de modo a torná-la mais aderente a essa nova realidade e capaz de provocar análises que contribuíssem para a tomada de decisão da gestão nesse período de oferta de aulas não presenciais (formato remoto ou híbrido). 

A SMAR deve acontecer de maneira progressiva na rede estadual do Piauí, iniciando nas escolas por meio de Visitas Técnicas específicas para essa finalidade (N1), sucedidas de Reuniões de Trabalho no nível da Regional (N2), que as preparam para realizar uma Reunião de Gestão Integrada com a equipe da Secretaria (N3). Esta, por sua vez, sintetiza todo o conteúdo gerado nesse processo em uma Reunião de Trabalho juntamente com o Secretário de Educação (N4). 

De forma sintética, os atores que participam de cada nível de realização da SMAR são:
N1 - Escolas e ACGs/Técnicos de ensino;
N2 - Trio Gestor da GRE (Gerente Regional, Coordenador de Ensino e Coordenador de Gestão), ACGs/técnicos de ensino e demais atores das Regionais;
N3 - Superintendentes SEDUC, Gerentes SEDUC, Coordenadores da UNEA, Diretores SEDUC e Trio Gestor da GRE (Gerente Regional, Coordenador de Ensino e Coordenador de Gestão);
N4 - Secretário de Educação, Superintendentes, Gerentes e Diretores SEDUC.

O encontro de hoje foi referente a SMAR-N3, compartilhamento de informações da reunião N2, realizada em cada regional, assim como dialogar sobre os destaques, desafios e demandas elencadas em cada reunião.

De acordo com a Gerente de Ensino Médio Regina Monteiro, a SMAR é um momento importante. "É o momento de fazermos balanço, monitoramento e avaliação dos indicadores educacionais da Rede, como também um olhar para o replanejamento e correção de rota das ações realizadas e planejadas em um determinado período do circuito de gestão. Realizamos esse momento de analisar nosso panorama de 2020 para fortalecimento do planejamento 2021 com consciência e foco", afirma a gerente. 

O monitoramento e a avaliação dos resultados obtidos no encontro permitem analisar se o caminho percorrido é suficiente e consistente para o alcance dos resultados pretendidos pela rede. A SMAR traz a potência de avaliar o ano de 2020 e consolidar os desafios que a escola, regional e Seduc terão de lidar em 2021.

Após a contextualização e análise dos indicadores, as equipes divididas em três grupos discutiram as especificidades de cada Regional com as temáticas socializando desafios, demandas e destaques, com registro analítico e sínteses das informações que irão contribuir para a finalização do boletim informativo. 

"Com isso, temos a disponibilidade de um conjunto de evidências que podem subsidiar a adequação curricular e de carga-horária, no Programa Juntos para Avançar. Embasar as estratégias pelas escolas, regionais e SEDUC sede, corrigir o fluxo escolar com competências e habilidades que, porventura, os estudantes não tenham alcançado no ano de 2020, dando prosseguimento à consolidação do ensino e aprendizagem durante o ano de 2021", afirma a Gerente de Ensino Fundamental Marília Aragão. 

Com os relatórios desses novos indicadores da SMAR, temos um balanço das atividades letivas de 2020, que oferecem elementos para uma leitura mais ampliada acerca das necessidades dos estudantes, no que diz respeito aos déficits de vínculo e aprendizagem, como também dos professores no que se refere ao ensino.

Para o Gerente Regional da 15ª GRE, Carlos Omar, a reunião foi muito proveitosa. "A empolgação e o envolvimento foram estimulantes na GRE. Nos fortaleceu em fazer o melhor possível pela educação do nosso estado", disse o gerente.

"Assim, a Seduc poderá traçar estratégias mais focadas de mobilização dos estudantes em situação de maior déficit educacional, tentando garantir seu acesso às atividades escolares com qualidade e equidade", destacou Maria José Mendes.