PRO Piauí: escolas recebem novos equipamentos

Com a proposta de modernização dos ambientes escolares, a Secretaria de Estado da Educação está com um cronograma de distribuição de materiais para abastecer as instituições de ensino com equipamentos modernos e que atendam às necessidades dos estudantes e funcionários. O CETI Cônego Cardoso, da cidade de Castelo do Piauí, distante 227 km da capital, é uma das escolas contempladas com a ação, que é um dos eixos do PRO Piauí Educação.  


A escola de Castelo recebeu, nesta semana, 8 computadores com estabilizadores, uma impressora, 5 mesas dos professores, 4 cadeiras para a diretoria e secretaria, 2 armários, 2 mesas para a sala de AEE e 1 bebedouro. Além disso, a instituição terá as obras de reforma e ampliação iniciadas em breve com a aplicação de mais de R$ 2 milhões na completa reestruturação. 


Dentro do planejamento e execução do projeto, a escola passará por reforma e ampliação, além da construção de laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, banheiros acessíveis, refeitório e cozinha, demolição e construção de nova cobertura no pátio e cobertura da quadra e construção de uma subestação de energia elétrica. 

O CETI Cônego Cardoso tem mais de 50 anos de existência e é a primeira escola da cidade. Em 2016 passou a ser de tempo integral e atualmente são atendidos 264 estudantes, do 1º ao 3º ano, no ensino médio integral. Por ter se tornado referência, a escola tem estudantes de Castelo e municípios próximos, como Buriti dos Montes e Juazeiro do Piauí. "Estamos com IDEB em 5,3 e entre as 10 melhores escolas de Ensino Médio da Rede Estadual do Piauí", disse a gestora, Maria do Socorro Alves.  

A proposta é garantir aos espaços educacionais a modernização para um completo aproveitamento do processo de ensino e aprendizagem, além de garantir a manutenção das condições de trabalhos aos professores e colaboradores da educação estadual no Estado. Somente nas primeiras semanas de fevereiro a SEDUC já realizou entregas em Castelo do Piauí, Teresina, Valença, Monsenhor Gil, Piracuruca, Elesbão Veloso, Inhuma, Massapê e Elesbão Veloso. 

O QUE É O PRO PIAUÍ?

O PRO Piauí é o maior investimento já realizado pelo Governo do Piauí e a soma de R$ 1 bilhão e 652 milhões conquistado na Justiça pelo Estado será aplicado integralmente nas escolas da rede estadual de todo o Piauí. As melhorias visam reestruturar espaços físicos, além de promover a expansão do ensino público de qualidade com objetivo de levar desenvolvimento econômico e social de todos os municípios piauienses.