Escolas da 1ª GRE iniciam ano letivo com aulas remotas

Ressignificar o presente e garantir o ensino e a aprendizagem dos estudantes é o maior desafio da Educação em meio à pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, a 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) com total apoio da Secretaria de Estado da Educação se reorganizou para o início do ano letivo de 2021. Visando à segurança dos estudantes e profissionais, as aulas iniciaram de forma remota, na última segunda-feira, 01 de fevereiro, obedecendo às medidas de enfrentamento à Covid-19.

A modalidade de ensino adotada permite a professores trabalharem a partir de suas residências, em decorrência do enfrentamento à pandemia da Covid, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). É válido destacar que o modelo remoto já foi adotado de forma exitosa em 2020, com registro positivo de devolutivas das atividades realizadas pelos alunos, assim como execução de interações com os professores.

De acordo com a gerente da 1ª GRE, Safira Veras, em 2020 o ensino remoto demonstrou eficácia na manutenção dos vínculos dos estudantes com a escola, o que se refletiu em uma boa aceitação.

"Nós conseguimos com esse processo seguir trabalhando na perspectiva de cada vez mais oferecer ferramentas e conteúdos digitais, para apoiar tanto professores como também os estudantes", comemorou a gerente. Segundo ela, gestores e professores se reinventam elaborando estratégias para melhor atender o aluno.

"Nossos professores são os protagonistas de todo esse processo, que se reinventaram, que acabaram transformando suas casas em salas de aula. Então a gente precisa reconhecer e agradecer a eles por todo o envolvimento, toda a disposição e, principalmente, às famílias que, ao longo desse processo, têm sido nossas grandes parcerias", enfatizou.

Chips

Uma novidade para o ano de 2021, é que a Secretaria de Estado da Educação está fazendo a distribuição de chips a alunos da rede estadual da educação. "Nos próximos dias estaremos adquirindo os chips para nossos alunos da 1ª GRE", comemora, Safira.

Os chips da Claro adquiridos possuem tecnologia 4G e pacote de dados de 20 gigas mensais, para que os alunos tenham acesso aos conteúdos educacionais disponibilizados pela Seduc em plataformas digitais de videoaulas, Canal Educação, Pré-ENEM Seduc, bem como o aplicativo iSEDUC Aluno, onde são disponibilizadas as aulas produzidas pelos professores.

Alimentação escolar

Com o objetivo de complementar a alimentação dos alunos, ofertando carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, a 1ª GRE, através da Seduc,  assim como ao longo do ano letivo 2020, continuará disponibilizando kits de alimentação para os alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino.

Os kits são compostos de ovos, açúcar, arroz, macarrão, biscoito, feijão, óleo de soja, sal, dentre outros alimentos.

Equipe Multiprofissional

A 1ª GRE não tem medido esforços no apoio e suporte necessários à comunidade escolar em geral. A Equipe Multiprofissional é voltada para melhoria do Clima Escolar, cujo trabalho conta com participação de psicólogas, advogada e que neste ano de 2021 contará com assistente social e psicopedagoga. Os profissionais fazem interlocução com os Comitês de Resolução de Conflitos no âmbito das escolas da 1ªGRE.

A Equipe teve um papel destacado nesta pandemia ao trabalhar os fatores protetivos da saúde mental com grupo de professores, bem como as habilidades sócio-emocionais com gestores e acolhimento a comunidade escolar de acordo com as demandas. Além de promover discussão sobre a desigualdade educacional catalisada no período de pandemia, auxiliando no desenvolvimento de ações de mitigação.

Apoio e formação de profissionais

Assim como em 2020, os gestores da 1ª GRE  continuarão sendo capacitados através da Seduc em formações continuadas de forma virtual. As capacitações acontecem em horário de planejamento e contribuem para embasamento dos conteúdos em sala de aula.

Busca Ativa

A 1ª GRE têm se mobilizado para realizar busca ativa de estudantes a fim de garantir a permanência de todos na rotina escolar.

"Tentamos acolher os alunos, sondar os motivos pelos quais estão ausentes das atividades escolares e, quando é o caso, tentamos solucionar ou amenizar o problema. Conversamos também com a família, na tentativa de compreendermos a situação e fortalecermos o vínculo entre família e escola", esclarece Sirliane Cordeiro, Coordenadora de Gestão e Inspeção da 1ª GRE.