PRO Piauí: reunião discute expansão do ensino EAD

A inclusão universitária e a expansão do Ensino Superior em todo o território piauiense são ações presentes no PRO Piauí e, na manhã desta terça-feira (19), mais uma etapa desse avanço foi discutida em reunião com representantes da Superintendência de Ensino Superior (SUPES) e do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), que debateram o planejamento para 2021.



A política pública de levar Ensino Superior de qualidade na modalidade de ensino à distância tem proporcionado ao Estado novas trilhas do conhecimento para populações distantes da capital, além da promoção do desenvolvimento local, já que a oferta de cursos tem obedecido o critério de atender as especificidades de cada município. Ao todo são 120 polos das Universidade Aberta do Piauí (UAPI), além de 50 polos da UAB, sendo 37 gerenciados pela SEDUC e 13 pela UFPI, IFPI ou pelos próprios municípios.


"Hoje nós trabalhamos dentro de uma política de Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o objetivo maior é a expansão e a interiorização do ensino superior via modalidade de Ensino à Distância. Essa constituição e parceria com a SEDUC são antigas e essa visita é para que possamos alinhar esse trabalho para 2021 focalizando nesse processo de expansão, analisando a possibilidade de demandas dos novos cursos nos polos e, hoje, especificamente tratando de um simpósio ou um seminário envolvendo os secretários estaduais e a comunidade em geral para o conhecimento acerca dessa política", disse a Drª Lívia Nery, Diretora CEAD/UFPI.



Muitos desafios foram superados e outros estão sendo vencidos desde que a pandemia afetou todo o mundo e com o ensino isso não foi diferente. A utilização da tecnologia e do ensino à distância ganhou destaque e a sua importância foi pauta na educação brasileira durante todo o ano de 2019 e permanecerá neste ano.


"Essa conversa com a UFPI é mais um dos inúmeros encontros que temos programado. Entendemos que é neste contexto de diálogo entre os nossos parceiros, que são UFPI, UESPI, IFPI, UAPI e CAPES, que vamos cumprir o objetivo de levar a todos os cantos do Piauí a Educação Superior de qualidade, para atender a necessidade constante de desenvolvimento econômico e social, além de levar conhecimento a toda a população piauiense", explicou Lourdes Lopes, superintendente da SUPES.