Seduc planeja ações para 2021 em semana pedagógica

Devido todo o contexto e momento vivido na pandemia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se reinventou e adaptou-se ao novo, por meio do trabalho pedagógico realizado no ano de 2020 por gestores, técnicos, professores e alunos, e, agora, planeja projetos e as ações para o ano letivo de 2021 durante os dias 18 e 22 de janeiro. 

 

"Por meio do Canal Educação estão sendo passadas todas as informações para as GREs, escolas e professores de como serão realizadas as atividades pedagógicas para esse ano de 2021. As orientações para o planejamento serão passadas por meio de um diagnóstico feito pela análise do painel de monitoramento dos setores", afirmou a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria Jose Mendes Neta. 

 

Maria José disse ainda que 2020 foi um ano de aprendizado, e claro, tudo será agregado em 2021. "Neste ano serão alçados novos desafios no sentido de preencher lacunas ainda existentes, nos projetos sonhados por todos que compõem cada unidade escolar, agora no início do ano letivo de 2021". 

 

Durante os dias de encontro, todos terão a oportunidade de planejar as atividades escolares com o olhar direcionado para os resultados da aprendizagem dos estudantes em todos os componentes curriculares e, em especial, Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico. As equipes de ensino elaboraram o Plano IDEB (anexo II) com dados e um catálogo de ações para apoiar gerências, gestores e escolas para análise e elaboração dos Planos de ação. Diante disso, a Seduc, através das Gerências e escolas, fará entrega dos cadernos pedagógicos de Língua portuguesa e matemática aos estudantes para fortalecer o trabalho dos professores. 

 

Com o intuito de alcançar os objetivos propostos, no que tange políticas públicas educacionais de prevenção e combate ao abandono e evasão escolar, que visa garantir o direito  ao acesso, permanência e aprendizagem de todos, especialmente daqueles que mais precisam, considerando o princípio da equidade, a Secretaria de Estado da Educação elaborou um Plano de Busca Ativa,  documento que envolve ações para toda a rede, alinhado com estratégias específicas a serem desenvolvidas pelas SEDUC/SEDE, Gerências Regionais e Unidades Escolares.  

 

Dentre os principais objetivos deste plano estão: prevenir o abandono e a evasão escolar nas etapas do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Especial, bem como todos os programas ofertados pela rede com avaliação no processo; nortear o trabalho da equipe central /sede, das Gerências Regionais e Unidades Escolares, das famílias e demais responsáveis pelo sucesso escolar de todos os estudantes da rede estadual de ensino, possibilitando que as escolas sistematizem práticas que já são implementadas e aquelas que podem ser realizadas para prevenir o abandono, assim como estimulam o uso de indicadores e outras ferramentas para acompanhar e monitorar os estudantes em risco de abandono e evasão e mapear os estudantes que por inúmeras razões não tiveram acesso ao processo de ensino aprendizagem durante o período de aulas remotas e ao retorno das aulas no modelo hibrido. 


As ações propostas no Plano, assim como outras já executadas pelas escolas, deverão continuar de forma intensificada no ano de 2021 e serão executadas através do Circuito de Gestão, que tem como foco a gestão escolar voltada para resultados de aprendizagem, Painel de monitoramento do iSEDUC e desdobramento das rodadas pedagógicas. 


Ao mesmo tempo será implementado, a partir de 25 janeiro, nos três primeiros meses, o Programa "Reforço de Aprendizagem" Juntos para Avançar, que dentre seus objetivos irá fortalecer, resgatar as habilidades prioritárias do currículo, promovendo através de reforço/aprendizagem significava dos estudantes no programa.  

 

O Programa foi dividido em duas fases, sendo a primeira destinada para todos os alunos matriculados na rede e com reforço das habilidades do ano/série do ano/série anterior. Ao aluno que não lograr êxito na fase I, após aplicação da avaliação diagnóstica, a fase II dar-se-á paralela ao ano/série que está matriculado.