Pai e filha realizam o sonho de fazer o Enem

Cursar uma universidade é o sonho de todo estudante, não importa a classe social ou a idade. Hoje, o acesso ao ensino superior em universidades, centros universitários ou faculdades se dá, em sua maioria, através do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

 
No Piauí, o superintendente da EJA, José Barros Sobrinho, informa que aproximadamente 200 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ignoraram as dificuldades e focaram no Enem, realizado no último domingo, 17 "Uma demonstração de força de vontade de fazer o sonho sorrir. Uma pessoa que sonha assim tão alto é digna de nossa admiração", fala o professor. 

"Ontem, a emoção de fazer o Enem com minha filha foi muito gratificante e legal. Vou levar essa lembrança por toda a vida", declara o agente de portaria Wilson Gonzaga Santos Junior, 47 anos, e pai da estudante Maria Clara Oliveira Barbosa, 18 anos.



Para quem teve que trabalhar aos 11 anos de idade para ter o que comer e vestir, fazer o Enem é um sonho realizado. "Parei os estudos no fundamental, voltei agora para concluir e hoje fazer o Enem é uma vitória", confessa Wilson, que pensa em seguir a carreira de psicólogo. "O Enem vai me ajudar a ser um profissional dessa área e ter uma vida melhor", diz.


Após 35 anos afastados da escola, Wilson decidiu retornar aos estudos para tentar uma vaga no ensino superior, realizar concursos e lutar por um futuro melhor. Pai e filha estudam no CEJA Maria Rodrigues das Mercedes, localizada o em Teresina


"O Enem foi super tranquilo! Não estava me sentindo 100% preparado, mas com muita confiança e disposição. Somente o prazer de estudar com minha filha e de fazer a prova no mesmo local me deixou muito feliz. Que o resultado seja como Deus permitir. Se não foi desta vez, valeu a experiência e para 2022 vamos com mais dedicação e estudos" afirma.