Passe Livre garante deslocamento aos locais de prova

A Seduc fará a entrega de 5.500 cartões do Programa Passe Livre para estudantes que farão o Enem na capital. O benefício contém quatro passagens de ônibus, garantindo assim que o estudante possa se deslocar até o local de prova nos dois dias do certame.


No interior do estado, a Seduc está organizando a logística de deslocamento dos estudantes dos municípios onde estudam até as 34 cidades polo de aplicação das provas do Enem. 


"Em 2016, quando foi identificado que muitos alunos deixavam de fazer a prova simplesmente por não terem dinheiro para o deslocamento, o Governo do Estado criou o Passe Livre. De lá para cá, nos esforçamos para que essa ação aconteça e que o Piauí se mantenha em destaque na taxa de estudantes presentes no dia das provas", afirmou o secretário de estado da educação, Ellen Gera.  


O Programa Passe Livre, integrado às demais ações do Pré-Enem, garantiu que por quatro anos consecutivos o Piauí fosse o estado com a maior taxa de presença no dia das provas. O Piauí tem 135.178 inscritos para o Enem. As provas acontecem nos dias 17 e 24 de janeiro. A aplicação do Enem digital será no dia 31 deste mês.


 

Reta Final para o Enem

 

Na reta final para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensifica os preparativos para garantir que o aluno tenha sucesso no certame e obtenha nota aprovativa para o ingresso no ensino superior. 

 

Uma das grandes ações do Pré-Enem Seduc é o Corujão da Vitória, uma grande revisão que tradicionalmente reunia mais de cinco mil alunos nas aulas presenciais em auditório. Esse ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o Corujão da Vitória será adaptado aos protocolos sanitários, terá um número menor de participantes e acontecerá em dois momentos, mais precisamente nas duas quintas-feiras que antecedem os dias de prova do Enem.  

 

"O Corujão da Vitória é um evento esperado o ano todo pelos alunos que farão o Enem, é um momento não só de revisão de conteúdos, mas também de descontração, motivação e mobilização para os nossos estudantes. Esse ano tivemos que nos adaptar para que ele acontecesse", explicou a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo. 

 

Durante todo o ano foram realizadas inúmeras ações em benefício dos estudantes da rede estadual que farão o Enem esse ano, dentre elas as revisões do Pré-Enem Live, que em 32 edições virtuais levou conhecimento aos alunos que permaneceram estudando em casa durante o isolamento social. Outra atividade que vem contribuindo significativamente para o preparo do aluno é a Sala de Aula Virtual, grupos específicos no WhatsApp que garantem a troca de informações, correção de redações e conhecimento. 

 

Seguindo todos os protocolos sanitários, a Seduc levou aos municípios polo revisões presenciais contemplando os estudantes com aulas divertidas, distribuição de lanche, álcool gel, máscara e material didático.