Polo UAPI é inaugurado em Jatobá do Piauí

A promoção do ensino de qualidade e gratuito vai além da Educação Básica e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) comemora expansão da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), em mais um polo na cidade e Jatobá do Piauí. A disseminação do Ensino Superior público na modalidade EAD já atinge 120 municípios e a pretensão é ampliar a todo o Piauí em 2021, com o lançamento da terceira etapa da UAPI.

O governador Wellington Dias e o secretário Ellen Gera estiveram na solenidade e visitaram o polo. A superintendente de Ensino Superior da SEDUC, Lourdes Lopes, falou que existe um constante trabalho de acompanhamento dos polos espalhados pelo estado e que a equipes estão sempre integradas para promoção do trabalho.

"A UESPI tem esse papel pedagógico de gerenciar o ensino e, a Seduc, o de oferecer essa infraestrutura nas cidades por meio das escolas da rede. Em Jatobá, inauguramos um polo que vai beneficiar inicialmente 41 alunos para o curso de Administração e que segue com toda a qualidade que o estado merece", explicou.

Muito além de concluírem uma graduação, os estudantes têm desenvolvido, por meio do curso, habilidades que possam garantir o desenvolvimento local, além de fomentar a economia e o mercado de trabalho com profissionais capacitados e que possam contribuir com o desenvolvimento de suas cidades.

EXPANSÃO DA UAPI

O objetivo é universalizar o Ensino Superior e promover qualidade por meio da educação a distância. A UAPI iniciou ainda em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos. Já em 2018, a segunda etapa com mais 60 polos, totalizando 120.

A proposta do Governo do Estado é continuar com a ampliação e, em 2021, expandir a oferta em mais 62 municípios, além de estudar a possiblidade de oferta de novos cursos. Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerencia as ações visando garantir informação e qualidade aos alunos.