Governador e Secretário visitam escolas do norte do Piauí



O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, e o secretário da Educação, Ellen Gera, visitaram, nesta sexta-feira (18), algumas escolas da região norte do estado.  A primeira parada foi na obra de reforma do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Rama Boa, localizada no município de Altos, a 38km da capital.



De acordo com o secretário Ellen Gera, a escola já tem um bom trabalho pedagógico, mas ainda precisava de alguns equipamentos para que os estudantes possam ter esporte, cultura e uma área apropriada para biblioteca e refeitório. "O Pro Educação já chegou aqui na unidade. A escola vai ser completa, com ginásio poliesportivo e refeitório. Estamos também ampliando o número de salas, acrescentando laboratório de ciências, informática e espaço para prática diversas, elevando o padrão de aprendizagem dos alunos. O CETI Rama Boa vai ser uma escola completa e ter capacidade de atender muito mais estudantes", comemora o secretário.



De acordo com Clemilde Almeida, diretora do Ceti, hoje a unidade atende 300 alunos na modalidade Tempo Integral. A reforma era esperada por toda comunidade escolar para proporcionar mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem . "Nossa expectativa é atender mais alunos com as melhorias. Hoje temos nove salas de aula, com a reforma e ampliação esse número vai aumentar e vamos receber mais estudantes", relata a diretor.



Clemilda falou ainda dos desafios do ano de 2020 com a pandemia do Covid-19. "O CETI Rama Boa fez um trabalho excepcional desde o começo. Estamos trabalhando de forma remota e atendendo com todas as diretrizes da Seduc. Usamos grupo de WhatsApp, outras plataformas e o ISEDUC. Os alunos que não possuem internet vêm pegar toda terça-feira o material impresso. Já para os alunos do 3º ano do Ensino Médio que aderiram às aulas presenciais estavam vindo até semana passada  assistir as aulas, seguindo todo o protocolo recomendado. Tem sido um trabalho muito positivo apesar de todas as dificuldades que estamos passando", afirma Clemilda.



A diretora falou ainda que, de acordo com os dados do ISEDUC, cerca de 80% dos  alunos estão presentes nas aulas remotas. Sobre o processo de acolhimento para novos alunos em 2021, ela explica que "estamos fazendo uma pré matrícula em detrimento da procura, que é muito grande. A partir de hoje o link já está disponível para que se faça a matrícula online e acreditamos que vamos ter um saldo muito positivo em relação a número de alunos. Quanto a questão de busca ativa daquela alunos que não conseguiram continuar no período de pandemia, estamos seguindo todos os parâmetros da Seduc. Os alunos, do dia 11 até o dia 24 de janeiro, estarão de férias; ao retorno vamos ter todo esse resultado e sem duvida vamos para etapa seguinte, que é a busca ativa desses alunos que não deram feedback positivo para a escola", ressalta.



Seguindo o cronograma de viagem, a parada seguinte foi no município de Campo Maior. Na oportunidade foi feita a visita da reforma e ampliação do CETI Raimundinho Andrade.



Com o recurso de R$ 1.154.520,13, a escola vai receber reforma dos banheiros, vai ganhar um novo refeitório e quatro salas de aula. Também está prevista a reestruturação da quadra poliesportiva, construção de casa de lixo, pintura geral da escola, subestação e urbanização da área externa.


Para o governador Wellington Dias, o Pro Piauí é um programa ousado na área da educação. "Um dos objetivos do Pro Piauí é o desenvolvimento como olhar social. Não é possível ter desenvolvimento se não tivermos a sociedade bem preparada, e a forma de preparar é  através da educação. Estamos adequando a nossa rede, garantindo tudo que uma boa escola precisa, começando com uma estrutura adequada. Com uma gestão moderna e tecnologia avançada o Piauí cresce cada vez mais", afirma Welligton Dias.


Na oportunidade, a comitiva finalizou as visitas no município de Jatobá do Piauí, onde o Governador do Estado e o Secretário da Educação fizeram a entrega do Polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI).




O espaço é composto de sala de aula, laboratório de informática, banheiros adaptados e área de convivência. No polo é ofertado o curso superior Bacharelado em Administração, que atende 41 alunos.