Secretário entrega Novo Currículo do Ensino Médio ao CEE


"Um momento histórico e determinante para a Educação do Piauí, além de ser um passo importante para que tenhamos um Ensino Médio onde o estudante será protagonista de sua formação escolar", disse o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, na manhã desta quinta-feira, 17, em um evento híbrido no Conselho Estadual de Educação (CEE) para entrega do documento preliminar do Novo Ensino Médio, construído coletivamente e que contém toda a proposta de formação para os jovens, a partir de 2021, em escolas-piloto, após a aprovação e homologação do conselho. 


Todo o processo vem acontecendo desde o início de 2019, quando foi construída uma comissão e frentes de trabalho. Ao todo são 10 frentes que permanecem trabalhando para garantir a mudança em toda a rede de ensino do estado, tanto pública como privada.


"São passos a serem seguidos e nós estamos finalizando hoje mais um, muito importante nesta data histórica. Mesmo diante da pandemia, a equipe continuou os trabalhos e a tecnologia, indiscutivelmente, nos aproximou ainda mais. Conseguimos unir todo esse quebra-cabeça de conhecimento e o documento, após a escrita da equipe ProBNCC, foi colocado em consulta pública de 30 de outubro a 4 de dezembro. Tivemos muitas participações da comunidade escolar e até de membros da sociedade civil e isso é o que determina nosso principal objetivo: construir coletivamente essa proposta de mudança", explicou a coordenadora de etapas, Elenice Nery. 


A presidente do CEE para o biênio 20212022, Gildete Milu, disse que seu primeiro grande desafio a frente do conselho será a leitura do documento com toda equipe para posterior homologação. "Estou assumindo a presidência do CEE em um momento muito importante, que é a entrega do Novo Currículo do Ensino Médio. Sabemos que tudo na Educação está sendo novidade e o Novo Ensino Médio é um nível que todos estão esperando. Nós já temos o currículo do Ensino Infantil e Fundamental", disse.


Agora, o próximo passo será a aprovação do CEE e a posterior homologação para que seja validado e posto em prática em escolas-piloto da rede estadual de ensino já em 2021. "Vamos começar a planejar essa implementação e trazer para nosso processo de formação docente esse conhecimento. Temos que distribuir e compartilhar o que contém no documento com nossos gestores, técnicos e professores, afinal essa mudança envolve toda a estrutura da SEDUC e não apenas a pedagógica. Depois de aprovado, e com base nos diagnósticos, vamos ter um grande trabalho de reestruturação da rede", explicou Carlos Alberto Pereira, Superintendente de Ensino da Seduc e coordenador da BNCC no Piauí. 

ENTENDA A PROPOSTA DE MUDANÇA

O Novo Currículo do Ensino Médio tem como documento norteador a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo esta resultante de amplo processo de debate e negociação com a sociedade brasileira, sob coordenação do Ministério da Educação (MEC). Prevista na Constituição de Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996) e no Plano Nacional de Educação (PNE/2014), a BNCC visa garantir mais qualidade na educação básica do país, além de fazer com que os estudantes tenham uma formação integral para a vida. 

No Piauí, o Novo Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental foi concluído e homologado pelo CEE/PI em 2019 e, no presente momento, está sendo realizada a formação de professores para posterior implementação. 

Ainda em 2019, foi iniciado o processo para elaboração do Novo Currículo do Ensino Médio, este com particularidades que consideram as identidades dos estudantes dessa etapa, em que a maior parte já começa a ingressar na vida adulta e trilhar suas carreiras profissionais.  Neste momento, o Novo Currículo do Ensino Médio segue para apreciação pelo CEE-PI, com o processo de formação de professores e sua implementação previstos para 2021. 

A principal mudança para o currículo do Ensino Médio é que ele será composto por Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos, indissociavelmente. Ou seja, além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela Base Nacional Comum Curricular que perfazem a Formação Geral Básica, os estudantes poderão, por meio dos Itinerários Formativos, escolher se aprofundar naquilo que mais relaciona com seus interesses e talentos, conforme condições das escolas e redes de ensino. 

A Formação Geral Básica, com carga horária de até 1.800 horas, contempla o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais das quatro Áreas do Conhecimento, expressas na BNCC, contextualizadas com os anseios e demandas da sociedade local. 

Os Itinerários Formativos (das quatro Áreas do Conhecimento e da Formação Técnica e Profissional) com carga horária de, no mínimo, 1.200 horas, contempla os aprofundamentos e ampliações das aprendizagens relacionadas às competências gerais da BNCC, às Áreas de Conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional, ajustadas às preferências e ao projeto de vida dos estudantes, bem como às condições das escolas e redes de ensino. Os Itinerários Formativos são compostos por: Projeto de Vida, disciplinas Eletivas e Trilhas de aprendizagem (aprofundamentos relacionados às áreas do conhecimento e/ou à formação técnica e profissional). 

O Ensino Médio deve assegurar sua função formativa para todos os estudantes, sejam adolescentes, jovens ou adultos, mediante diferentes formas de oferta e organização.