Escola mobiliza estudantes e entrega kits de alimentos

A mobilização para alcançar todos os estudantes foi reforçada no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva com a entrega dos kits de merenda aos mais de 680 estudantes matriculados na escola. O Centro, localizado na cidade de Paulistana e distante 385 km de Teresina, oferta o ensino de Tempo Integral e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Durante o período de pandemia provocado pela Covid-19, o CETI adotou diferentes estratégias para não deixar nenhum estudante sem o acompanhamento necessário das atividades remotas. Entre aulas por meio de plataformas virtuais e aulas síncronas (ao vivo) foi organizada uma busca ativa mobilizando a gestão e professores para chegar aos estudantes que se encontravam ausentes das atividades propostas.

Busca Ativa dos alunos

A diretora do Ceti, Lucicleia Acioly, explica que a busca ativa dos estudantes foi uma estratégia que obteve o resultado positivo com o início da entrega dos kits de merenda escolar organizados pela escola. Os professores tiveram papel importante na identificação dos alunos com pouca participação ou ausência nas atividades.

"A busca ativa aos estudantes foi realizada pelos professores de forma on-line. Dividimos cada professor em turmas na qual estes realizaram as aulas de forma síncrona e, nestas aulas, ministraram duas atividades para os estudantes visando o retorno participativo", disse.


A partir da identificação dos estudantes participantes nas atividades foram montados os kits de merenda e entregues mais de 400 kits na primeira fase. O sucesso da estratégia pode ser verificado com o retorno dos estudantes nas atividades entregues aos professores.

"Tem turmas que estavam com muitos alunos ausentes e após iniciarmos a entrega do kit de merenda muitos destes começaram a aparecer. Eu como gestora da escola fico feliz com os resultados após esta primeira entrega. Os pais que receberam os mantimentos ficaram mais atentos à participação dos filhos ativamente na escola. Os professores informaram que as atividades tiveram um resultado positivo quanto ao retorno, alcançando 90% de recuperação dos alunos", detalhou a diretora.

Nova entrega de kits

Para alcançar mais estudantes, Lucicleia Acioly pontua que a nova etapa de entrega dos kits merenda foi organizada para os dias 17 e 18 de dezembro e alcançará todos os estudantes matriculados. A mobilização junto aos professores já foi realizada e a entrega acontecerá nos turnos manhã e tarde, com o horário definido pelas turmas dos professores.

"Trabalhamos juntos aos professores para mobilizar os alunos via redes sociais e mobieduca.me. Esta ação se mostrou muito positiva com o retorno de estudantes que antes não tinham quaisquer contatos com a escola durante meses. Nos casos em que o aluno não for à escola receber o material, estes serão identificados e iremos até sua residência realizar a entrega do kit", ressaltou Lucicleia.

Durante a entrega dos kits será entregue também o boletim aos pais informando as atividades desenvolvidas na escola desde o início da pandemia provocada pela Covid-19. A escola fará todo o trabalho adequado de higienização e marcação de distanciamento para a entrega dos kits aos pais.