Seminário discute Educação integral em tempos de pandemia


 

 

Refletir sobre como foi o trabalho no período remoto, as práticas exitosas a serem compartilhadas com os gestores e professores de Tempo Integral e sobre as ações desenvolvidas durante a pandemia é o objetivo do Seminário Avaliativo: "Os desafios futuros no presente", que acontece na manhã desta quarta-feira (9), de forma on-line, por meio do Canal Educação no YouTube, destinado às Gerências Regionais e gestores escolares. 

 

 

"Avaliar o que nossas escolas fizeram e continuam fazendo, gerentes, professores, alunos e pais, nesse momento de pandemia. Ano passado foi um evento presencial, esse ano on-line, mas com a mesma proposta, para que possamos garantir uma educação de qualidade aos nossos alunos da rede nesse momento que estamos vivendo", disse o Coordenador Pedagógico das Escolas de Tempo Integral do Piauí, Alberto Machado. 



 

 

Com o tema: Os Desafios Futuros no Presente: Os Aprendizados do Contexto da Pandemia, aconteceu a primeira palestra com a Profº. M.e Marcia Rejane Martins da Silva, do Instituto Unibanco, de Goiás. Já a segunda palestra teve com tema: Desafios e Avanços das Escolas de Tempo Integral em Tempos de Pandemia, com a Profª. Esp. Marcia Rocha de Souza Antunes, da Fundação Lemann, também de Goiás. As palestras foram mediadas pela Profº M.a Yloma Fernanda e o Profº Ramon Davys.




 

Segundo a professora Márcia Rocha, a escola de Tempo Integral vive com intensidade e esse foi um momento delicado, que mudou a vida de todos completamente de uma hora para outra. "Tínhamos uma escola lotada e de um dia pro outro nossa escola mudou. Achávamos que isso seria passageiro e não foi. Temos uma série de ferramentas para trabalharmos, mas sabemos que não é a mesma coisa. Tivemos vários medos, medo de passarmos os nossos contatos para os alunos, medo dos grupos de whatsapp, mas pudemos perceber outras coisas, a divisão de sentimentos e de experiências. São discussões que a gente vem debatendo há um bom tempo. Temos que investir, ter foco no estudante, em uma escola de tempo integral que seja ancorada nos princípios da educação integral, que garanta que o jovem tenha instrumentos para que ele seja protagonista, faça escolhas", afirma a professora.


 

Logo após, foi realizado um diálogo com os CETIs do Piauí com a participação da gerente da 19ª GRE, Profª Marlene Lima da Silva; e do professor Antônio Gomes, Diretor do CETI Padre Joaquim Nonato Gomes, que apresentou alguns trabalhos realizados pela escola durante esse período, as plataformas utilizadas, a forma de trabalhar, o esforço dos professores, profissionais da escola, estudantes e da família. 



 


"A palavra de ordem para a nossa escola é ACOLHIDA. Tivemos que trazer o aluno pra escola, fazer a busca ativa, a acolhida foi essencial nesse período. Precisamos acolher a todos, não deixar ninguém de fora. Precisamos parabenizar todos os gestores que se reinventaram para que a educação não parasse, para que todos pudéssemos recomeçar, onde tudo só dependia de nós mesmos, do esforço de cada um, não foi a toa que nosso último evento realizado foi intitulado de Nenhum a menos", disse o professor. 


 

O evento deu continuidade com a palavra da professora Teresinha Rodrigues, docente do CETI Padre Joaquim Nonato Gomes, e, representando as famílias, Silmara Barbosa de Almeida, mãe de estudante do Ceti Profº Raldir Cavalvante Bastos, além da estudante Izabele Cristina da Silva Cruz, aluna do Ceti Profº Raldir Cavalvante Bastos.