Seduc e Unibanco realizam webinário sobre práticas exitosas

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e o Instituto Unibanco realizaram o terceiro webinário da série Processos de Gestão e Aprendizagem em tempos de pandemia. O evento, intitulado Práticas Escolares Exitosas no contexto da pandemia, aconteceu nesta quinta-feira (03) e foi transmitido pela página do Canal Educação no Youtube.

"Hoje encerramos esse ciclo de webinários da Seduc com o Instituto Unibanco. Manter uma rotina produtiva de ensino em tempos de isolamento social foi um dos maiores desafios na lista de urgências que passaram a fazer parte da educação brasileira e também mundial. Compartilhamos aqui práticas inspiradoras e que fizeram com que os gestores e estudantes conseguissem atravessar melhor esse momento de pandemia", afirmou Viviane na abertura do evento.

O Coordenador da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020 e Gerente de Gestão Escolar da Seduc, Sebastião Gomes, apresentou o contexto histórico e a missão do Prêmio, o Comitê Estadual e critérios para seleção. "Pelo processo de escolha, elencamos as três melhores do Piauí, mas todas as escolas que conseguiram essa aproximação com o educando, nesse contexto da pandemia, estão de parabéns", afirmou.

Os gestores falaram sobre as experiências bem-sucedidas implementadas por suas escolas que, de alguma maneira, criaram, planejaram e executaram estratégias capazes de fortalecer as dimensões de acesso às aulas, aprendizagem, participação e envolvimento de estudantes, gestão democrática e vínculos aluno-família-escola, no contexto instituído pela pandemia do Covid-19.

O trabalho desenvolvido pelas escolas para garantir o aprendizado dos estudantes em meio à pandemia, foi reconhecido no dia 19/11/20 por meio do Prêmio Gestão Escolar, que esse ano teve como foco as experiências exitosas durante as aulas remotas. 179 escolas concluíram o processo de inscrição, sendo 134 da rede estadual e 44 das redes municipais. O Secretário de Educação Ellen Gera realizou a entrega do Prêmio (troféu, certificado e aporte financeiro de R$5.000,00 a 10.000,00) para as três escolas que se destacaram na etapa estadual

Fabíola Franco, gestora da Unidade Escolar Joaquim Parente, classificada em terceiro lugar com 98,5, falou sobre a organização da escola para as atividades remotas, sobre a avaliação das primeiras semanas de atividade e os principais problemas durante o período. "A escola iniciou o ano letivo com muitos planos e projetos e a pandemia pegou a todos de surpresa. No inicio achamos que seria impossível, mas em seguida respiramos fundo e nos apegamos principalmente à função social da escola que é educar e formar cidadãos", explicou.

Com 98,9, o Ceti Dr. Fontes Ibiapina, gerido pela professora Ana Ferro foi classificado em segundo lugar. Para o estudante da escola, Antonio Francisco, a escola fez de tudo para que os alunos não perdessem o foco. "Durante essas aulas remotas eles procuraram as melhores estratégias para nos auxiliar com grupos de whatsapp, apostilas e com um olhar até para os que tinham dificuldades com a internet. Gostaria de agradecer a todos da direção e nossos professores que estão de parabéns", finaliza.

Fechando o ciclo do webinário, Antônio Filho, gestor do Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, classificada em primeiro lugar, apresentou dados da escola e o plano de ação para as aulas remotas, chamando também a comunidade escolar para pensar as melhores práticas para alcançar os alunos.

"Fizemos uma sensibilização e o chamamento dos alunos por meio do mobieduca.me e whatsapp, trabalhamos com uma plataforma gratuita e de fácil acesso, sem esquecer dos alunos que não tinham internet. Tivemos também algumas dificuldades, aplicamos um questionário sobre as aulas remotas e estávamos constantemente nos adaptando a cada devolutiva deles. É gratificante esse reconhecimento", disse Antônio.