Consulta Pública do Novo Ensino Médio encerra sexta-feira(4)

"Eu acho de grande importância os Itinerários Formativos, pois eles vão ajudar a dar um direcionamento aos alunos que ainda não sabem o que querem como profissão futura". Essa é a fala da estudante Emilly Danielly, do 3º ano do CETI Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), sobre a construção do Novo Ensino Médio do Piauí. 


A fase de Consulta Pública do documento preliminar encerra na próxima sexta-feira, 4, mas ainda dá tempo de participar. Toda a comunidade escolar e sociedade em geral estão aptos a participar para deixar suas críticas e sugestões. Os formulários começaram a ser disponibilizado no dia 30 de outubro e os da Formação Geral Básica (FGB) já encerraram, mas os Itinerários Formativos continuam abertos. 


"Isso é uma forma de saber o que queremos para o nosso futuro, como vamos poder agir diante da sociedade e da escola, para um melhor desenvolvimento", disse o aluno Lucas Vinicius, 3º ano, sobre a oportunidade de participar da consulta pública.



Quase na reta final, a ação obteve ampla participação das Gerências Regionais de todo o Piauí. O envolvimento de professores, gestores e estudantes é de grande importância no processo.  


ENTENDA O CURRÍCULO 

O currículo é composto por uma parte que mobiliza os conhecimentos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Formação Geral Básica) e outra parte pelos Itinerários Formativos, indissociavelmente.   

A Formação Geral Básica, com carga horária de até 1.800 horas, contempla o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais das quatro Áreas do Conhecimento, expressas na BNCC, contextualizadas com os anseios e demandas da sociedade local.  

Os Itinerários Formativos (das quatro Áreas do Conhecimento e da Formação Técnica e Profissional) com carga horária de, no mínimo, 1.200 horas, contemplam os aprofundamentos e ampliações das aprendizagens relacionadas às competências gerais da BNCC, às Áreas de Conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional, ajustadas às preferências e ao projeto de vida dos estudantes, bem como às condições das escolas e redes de ensino.