Escola de Inhuma realiza busca ativa de alunos




A escola Antônio de Deus Carvalho, da cidade de Inhuma (PI), está realizando uma busca ativa dos alunos que estão com dificuldade de realizar as atividades escolares. A diretoria e coordenação da escola, que atende alunos do Ensino Fundamental e Médio, da zona rural e bairros carentes da cidade, estão fazendo um trabalho com plantões em busca desses alunos. 

 

"Estamos em contato com pais de alunos em vulnerabilidade, indo às residências e os professores e equipe pedagógica estão realizando plantões na escola, de segunda-feira à quinta-feira, para acompanhar os alunos com dificuldade de aprendizagem e os que estão retornando à escola, no sentido de combater a evasão e melhorar o vínculo entre família e escola, reduzindo assim, as desigualdades na educação", afirma a diretora da escola, Hellen Bezerra.

 


 

"É busca ativa que chama? Pois o ADC não para". Com essa chamada, toda a equipe da escola se une diariamente em busca dos alunos. Para essa ação, a escola disponibiliza o material via delivery, realizado por um moto taxista, aos alunos que não possuem acesso à internet, na cidade e no interior. Para isso é feita a vistoria dos boletins para saber quem não está com as notas em dia e a equipe da escola busca suas localizações, dos pais e famílias para o primeiro contato. A unidade escolar já realizou vários projetos, inclusive, esse ano, foi feito um sobre Covid-19, com questionamentos dos alunos a profissionais de saúde.  

 

De acordo ainda com a diretora, a escola possui uma equipe unida, enfrentando tudo, professores engajados com a coordenação pedagógica, sempre buscando o apoio dos pais ou responsáveis dos alunos, quando necessário. ?A gente vive planejando e replanejando as ações da escola a cada semana, já conseguimos resgatar muitos alunos, alunos que estavam totalmente ausentes da escola, ajudando-os na resolução das tarefas e, assim, diminuindo a evasão escolar e a reprovação desse aluno, por isso o apoio de todos é fundamental?, destaca.