Educ. Ambiental abre inscrições para Seminário Internacional



Com o objetivo de diminuir o impacto ambiental negativo provocado pelas atividades humanas e oportunizar para estudantes, professores, empresas, terceiro setor, governos, profissionais e sociedade em geral a discussão de temas relacionados à sustentabilidade ambiental e disseminar informações relevantes que contribuam para a conservação e preservação dos recursos naturais e dos biomas, acontece o VI SEMEARES. 


O evento será realizado inteiramente de forma virtual, no período de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2020, nas instalações do Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí e tem como tema: Saúde e Meio Ambiente: mobilizando pessoas para a vida.


As inscrições para o VI Seminário Internacional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis podem ser feitas até o dia 30/11. O evento é organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPi), Colégio Técnico de Teresina (CTT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ/Pi), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC/Pi) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 


"A decisão de fazer um evento virtual, foi tomada diante das incertezas sobre a pandemia do novo coronavírus e a continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente, disponível no momento, para conter a disseminação da covid-19, o que facilitou a escolha do tema", afirma Luanas Batista, técnica responsável pela Educação Ambiental na Coordenação de Inclusão e Diversidade GID/UNEA. 


De acordo com o projeto, o SEMEARES sempre buscou por meio das conferências, painel de debates, palestras, oficinas e minicursos, promover as discussões que abrangessem situações e soluções enfatizando questões de norte a sul do país, além de trazer conferencistas de fora, muitas abordagens que pudessem somar e agregar ao conhecimento dos participantes. Esta edição terá contribuição internacional, com palestrantes de Portugal e Costa Rica. 


Seguindo a temática, a Comissão Organizadora preparou assuntos de grande interesse e pertinência para o momento, como: Saúde Única na Pandemia e Pós Pandemia; Saúde Mental pós pandemia no Brasil e na Europa; A Carta da Terra; Urbanização e Saúde ambiental; A Natureza Jurídica da COVID-19 e os Direitos do Cidadão e Eficiência Energética e Energias Renováveis. O tema continua sendo discutido nas 10 Oficinas e Minicursos, como: Terapias Integrativas, Cidades Sustentáveis e os ODS, Fortalecimento da Saúde Mental, Licenças Ambientais na Construção Civil e na Agropecuária, A Natureza Ordinária e a Conexão da Biodiversidade com a Saúde Humana. 


O eixo de grande destaque desta edição, no entanto, fica por conta dos trabalhos científicos, que também serão apresentados virtualmente, dando mais visibilidade e alcance aos autores. Posteriormente, os Anais em formato eletrônico para download serão disponibilizados no site do evento com inscrição do ISSN, onde o conteúdo científico pode ser acessado por milhares de pessoas, valorizando os autores. Desta forma, a realização deste Seminário se justifica na perspectiva de estimular as escolas, a academia e a comunidade a participarem de projetos que promovam a educação para sustentabilidade e a diversidade, valorizando a pessoa humana a partir da mobilização para a vida. 


Segundo Luanas, é importante discutir estratégias para inserção qualificada da educação ambiental nos currículos, de forma transversal e interdisciplinar e promover intervenção nas escolas no sentido de transformá-las em espaços educadores sustentáveis, tornando-as referências de sustentabilidade socioambiental e de potencialização da cultura no contexto histórico das comunidades onde estão inseridas. 


"Precisamos construir um espaço de discussão e de convergência social para a divulgação dos projetos, das ideias e das experiências exitosas, com vistas ao estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o Piauí, tendo como viés a educação ambiental", afirma a técnica. 


O encontro terá a participação de palestrantes de Portugal, Costa Rica, Brasília, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Maranhão e Piauí. 
 

O EVENTO 

A realização do Seminário Regional de Educação e Escolas Sustentáveis - SEMEARES, consiste em uma vitrine extremamente relevante para a geração de saberes na área do meio ambiente na região nordeste do Brasil. 

Cada evento elege um tema central. O primeiro SEMEARES ocorreu em 2015 com o tema ?Escolas Sustentáveis?; em 2016 abordou-se as ?Energias Renováveis?; a discussão de 2017 foi sobre os ?Resíduos Sólidos?; em 2018 a ?Água? foi o tema da vez, ficando para 2019 a abordagem sobre a? Biodiversidade?. 

Os Seminários foram todos presenciais, com uma média de 350 participantes e 80 trabalhos apresentados em cada edição. 


INSCRIÇÕES: 30/11, 01 e 02/12/2020 

DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, O EVENTO SERÁ ON-LINE, VIA REMOTA PELOS APPS GOOGLE MEET E ZOOM. 


PÚBLICO ALVO: Estudantes do ensino médio e superior, professores da Graduação e da pós-graduação, ONGs Ambientalistas e de Movimentos Sociais.