Webinário destaca Processos de Gestão e Aprendizagem

A Retomada do Circuito de Gestão e a importância da participação estudantil foi o tema discutido por especialistas, gestores e estudantes no 1º webinário do ciclo Circuito de Gestão realizado, nesta quinta-feira (19), pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco.


O diálogo transmitido pelo perfil do Canal Educação no YouTube faz parte de uma série de webinários com a temática: Processos de Gestão e Aprendizagem em tempos de pandemia que aborda o Circuito de Gestão como um apoio de planejamento à rede (escolas de Ensino Médio e escolas Mistas).


A Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Seduc PI), Maria José Neta, apontou as ações da Seduc no processo de retomada das aulas.

"As nossas escolas iniciaram o processo de readequação para o retorno das aulas presenciais com os planos pedagógicos analisados e validados e hoje alcançamos aproximadamente 10 mil alunos com o retorno ao chão da escola. Foi realizada formação para as equipes profissionais voltadas para aulas remotas, o envio de recursos para aquisição de kits de alimentação para estudantes e neste momento o que mais queremos é que nossos alunos se sintam fortalecidos pelos professores, gestores, pelas regionais e sede no sentido de mantermos firmes as ações pedagógicas", disse.

A Gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maju Azevedo, destacou a importância de gerar registros dos planos para que escolas, Gerências Regionais de Ensino e Seduc planejem ações para este período de exceção no ano de 2020.

"O circuito de gestão é uma organização de trabalho com um sistema que permite registrar o que está acontecendo e com um enfoque muito forte de que o centro da nossa conversa são os estudantes. Nessa perspectiva é preciso retomar o conjunto de dados do circuito e fazer uma análise que nos ajude a desencadear ações mais efetivas e enfrentem com mais força os efeitos da pandemia", ressaltou Maju.


Exercendo o protagonismo estudantil, a aluna do Centro de Educação de Tempo Integral Didácio Silva, Sthefany Sousa, apresentou a importância do jovem participando do cotidiano escolar.

"A participação do aluno na gestão escolar faz total diferença. Estudo na escola Didácio Silva e foi muito diferente sair de uma escola de modelo tradicional para um lugar que coloca o aluno como chave fundamental e nos permite exercer o protagonismo juvenil de fato na escola. É importante ver o aluno mais que um número, a escola deve perceber que o ensino vai muito além de estar na sala de aula", afirmou a estudante.