Webnário ressalta a importância da formação docente

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc PI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE), realizaram nesta quinta-feira (19) o webinário: Desafios para a Formação Docente.

Na pauta das discussões foram abordados os desafios da formação docente pós-pandemia e as características comuns de iniciativas eficazes em formação continuada, como uma das estratégias para instrumentalizar o  estado e os municípios para definição de ações formativas para seus docentes.

Em sua fala, o secretário de estado da educação, Ellen Gera ressaltou que a formação é uma das estratégias de gestão que mais avançou na Seduc nos últimos anos. "A formação é um dos pilares que nos garante uma melhor educação e temos investido nisso principalmente com o uso das tecnologias", disse.

Ellen Gera lembrou que a formação reflete diretamente nos bons resultados alcançados na educação e citou o relatório do Programa Todos Pela Educação, que aponta que o Piauí é o 9º estado do país que mais avançou no combate às desigualdades educacionais, diminuindo as distâncias entre as escolas em termos de resultados como o Ideb, por exemplo.

"Os municípios piauienses têm avançado muito na aprendizagem e tudo isso é o resultado das formações dos professores, do fortalecimento das ações em regime de colaboração entre Seduc, Undime, escolas, municípios e parceiros como a Fundação Lemann, dentre outros, que nos auxiliam nesses desafios", concluiu o secretário.

Colaboraram ainda com as discussões, Mirna Araújo - Coordenadora do Projeto de Formação no FGV DGPE, Érica Graziela Benício - DME de Domingos Mourão e presidente da Undime-PI, José Henrique Paim - Diretor do FGV DGPE e Gabriela Moriconi - Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas