Conselho de Educação dá início a programação de aniversário

 
Na próxima sexta-feira (20), o Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE) completa 57 anos e para comemorar a data será realizada uma série de webinários com os mais variados temas relacionando Educação em tempos de pandemia.  O primeiro deles teve como temática ?A implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio? e foi realizado nesta terça-feira (17).

 

As atividades têm inscrições e certificações on-line para os interessados em participar. Os webinários estão sendo transmitidos pelos Canais do Youtube: Formação no Chão da Escola e Canal Educação, ambos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Serão três dias de discussões que envolvem a implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio, os desafios de retorno das aulas presenciais e um breve resgaste histórico e papel do CEE.  

 
No lançamento da semana de comemoração dos 57 anos do CEE, o webinário "A implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio" teve como palestrantes os conselheiros professor Antônio José Castelo Branco Medeiros e professora Adriana de Moura Silva. A mediação do evento ficou por conta da conselheira Norma Suely Ramos e Karine Andrade. 

 
Antônio José fez uma análise da evolução do Ensino Médio da rede estadual verificada no último IDEB; o marco legal que embasou a reforma da BNCC; a mudança cultural necessária para a recepção do novo Ensino Médio e o novo paradigma para que as qualificações nessa etapa tragam um equilíbrio ao mercado de trabalho moderno.
 

 

"A autonomia das escolas foi valorizada nos últimos anos e nesse momento de crise da educação que o Brasil vive, com a falta de uma política de governo em âmbito nacional, instituições como Consed, Undime e outras, estão fazendo uma resistência e salvando a educação. A reforma do Ensino Médio é uma boa proposta e precisa do esforço além do poder público, as famílias e os movimentos sociais também precisam estar envolvidos", destacou o conselheiro.  
 

Adriana de Moura Silva apresentou os tipos de itinerários formativos do novo Ensino Médio; os eixos estruturantes da formação integral do estudante, para que ele tenha uma visão ampla; e a organização da oferta de ensino, que tem que possibilitar que o aluno curse mais de um itinerário formativo. 


 
"A implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio. Esses são marcos que nos dão a alegria de podermos pensar todos juntos a educação. Essa mudança de realidade depende de cada um de nós, queremos um novo Ensino Médio de qualidade para nosso Estado", finalizou a conselheira do CEE. 


19.11 - (Quinta-feira): 18:30h 




Webinário: Via Canal Educação (Youtube)
Temática: Desafios do retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da COVID-19: encaminhamento para encerramento do período letivo de 2020 e início de 2021. 

Palestrantes: 
  •  Conselheira Viviane Fernandes Faria - Vice-Presidente do CEE/PI 
  •  Conselheiro Marcelo Rodrigues de Siqueira 
  •  Conselheira Maria Margareth Rodrigues dos Santos - Presidente do CEE/PI. 
Moderador: Conselheiro Pe. Osório Barbosa Teixeira 


20.11 - (Sexta-feira): 18:30h 



Webinário: Via Canal Educação (Youtube)
Temática: Resgate histórico e papel do Conselho Estadual de Educação do Piauí ? CEE/PI

Palestrantes: Ex Presidentes do CEE/PI.
  •  Conselheiro Carlos Alberto Pereira da Silva (2019-2019) 
  •  Conselheira Maria Pereira da Silva Xavier (2016-2019) 
  •  Conselheira Eliana Maria Mendonça Sampaio (2008-2016)
  •  Conselheiro Antônio Fonseca dos Santos Neto (2016-2016) 
  •  Conselheiro Francisco Soares Santos Filho (2019-2020) 
Moderadora: Conselheira Maria Margareth Rodrigues dos Santos ? Presidente do CEE/PI. 


O QUE É O CEE? 

O papel do órgão é o de normatizar o Sistema Estadual de Educação do Estado e a sua atuação compreende escolas públicas estaduais e privadas da Educação Básica e as escolas públicas municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil (públicas e privadas) nos municípios que não dispõem de sistemas próprios e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O Conselho é constituído por 13 (treze) conselheiros titulares e 03 (três) suplentes escolhidos entre profissionais providos de ética, notório conhecimento na área de educação e ilibada reputação, nomeados pelo Governador do Estado após aprovação da Assembleia Legislativa.