GREs participam de roda de conversa sobre novo currículo


Uma roda de conversa on-line marcou a manhã desta quarta-feira, 04, com técnicos da Comissão de Governança do ProBNCC e as Gerências Regionais de Ensino (GRE) para falar sobre o documento preliminar do Novo Currículo para o Ensino Médio do Piauí. A consulta pública está aberta e todos que quiserem participar da construção da nova base de ensino podem ler, contribuir, opinar e sugerir alguma mudança. 


Construído por uma equipe de professores das mais diversas áreas do conhecimento, o Novo Currículo pretende atender integralmente os estudantes com formações gerais básicas e itinerários formativos, que serão de inteira escolha do aluno. O protagonismo estudantil é um dos aspectos mais relevantes no processo e, em breve, após a aprovação do Conselho e Estado da Educação (CEE), começara a ser implantado em escolas-piloto.  

Durante a roda de conversa, a coordenadora de etapas do ProBNCC do Ensino Médio, Elenice Maria, explicou que foram feitos estudos e diagnósticos de toda a rede de ensino, "pois a proposta de mudança mexe em toda a estrutura da secretaria". Ela explicou que acontecerá uma verdadeira "(Re)construção" do ensino estadual.


"Os itinerários podem ser considerados como a grande mudança e essa mudança com a inserção desses itinerários deve acontecer até 2022", explicou Elenice.  

Após a etapa de Consulta Pública, que vai até 30 de novembro no site https://seduc.pi.gov.br/curriculopiaui/,  os resultados serão analisados pela equipe de governança e os possíveis ajustes serão feitos com base nas contribuições recebidas. Em seguida, será enviado para o CEE para homologação.  

"Estamos felizes em chegar nesta etapa de consulta. A proposta é que possamos recriar a formação básica. É um currículo para todos e nós devemos nos enxergar nele e fazer com que as ciências interajam", disse Carlos Alberto Pereira, coordenador estadual do ProBNCC no Piauí.