Projeto Circuito Virtual estimula protagonismo de estudantes

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil, os estudantes da Unidade Escolar Estado de São Paulo, da 19ª GRE, produziram o vídeo "Projeto Circuito Virtual para uma prática educacional democrática", em alusão ao Dia da Democracia. A exibição dos vídeos acontece nesta quinta-feira (29), às 16 horas, no quadro Estamos Juntos, que faz parte da programação do Canal Formação no Chão da Escola, pela plataforma de vídeo Youtube.

O Projeto Circuito Virtual foi idealizado e coordenado pelos professores Evandro Carlos Pereira, professor de Artes; Daniel Santos, professor de sociologia; e Mizânia Barradas, formadora da área de Ciências Humanas da UTECE. Participaram ainda do vídeo as alunas do 2º ano, Maria Clara Cabral e Giully Ravenna dos Santos.


A realização dos vídeos está entre as ações que a escola Estado de São Paulo desenvolveu como atividade para estimular o protagonismo juvenil, como as lideranças de turmas, na qual, dois estudantes são escolhidos como representantes de turma por eleição, explicou a diretora da escola, Maria do Carmo B. da Silva Ferreira.

"Mesmo em meio à pandemia, este ano articulamos de modo virtual as eleições e cada turma escolheu os líderes nos grupos de conversa por WhatsApp. Após a eleição, reunimos os líderes em reunião virtual e conversamos sobre o projeto", disse a diretora.

Para a execução do projeto, cada turma foi acompanhada por dois ou três professores que assessoravam, conduziam e avaliavam os trabalhos. Os encontros foram realizados em reuniões virtuais com os alunos que escolheram o tema e dividiam em subtemáticas.

Em seguida os alunos iniciaram as produções de vídeos e textos para as redes sociais da escola e nos próprios grupos de conversa das turmas. Foram debatidos o racismo, minimalismo, o cotidiano, a saúde mental e transtornos em razão da pandemia, meio ambiente e outros.

Maria Ferreira afirmou que os estudantes tiveram a liberdade para a escolha dos temas.

"O Projeto Circuito Virtual foi trabalhado em quatro semanas e cada turma escolheu o tema na qual foram envolvidos cerca de 800 estudantes de todas as series do ensino médio. Os alunos iniciaram a divulgação do material nas redes sociais da escola e cada turma contribuiu com textos e vídeos informativos para que toda a comunidade escolar tivesse acesso", comentou.